Notícias

12 abr

A música em debate com Waltel Branco no Conservatório de MPB

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
waltel3

Ele é músico, arranjador, compositor e maestro. Ele é violonista, guitarrista, contrabaixista, cavaquinista, produtor e diretor musical, professor. Ele é múltiplo. Ele é Waltel Branco. Ícone da música brasileira, Waltel Branco foi arranjador de composições como “Azul da Cor do Mar” (Tim Maia), “Bastidores” (Cauby Peixoto), “Faz Parte do Show” Cazuza) e ficou consagrado pelo arranjo da trilha sonora do filme A Pantera-cor-de-rosa. Ele ama, vive e respira a música e por isso afirma “não existe música boa ou ruim, para se fazer música, precisa estudar muito. O aluno tem que saber o que é música”. É a partir desse ponto que ele abre o Workshop e Bate-Papo Musical com Waltel Branco, na próxima terça-feira ( 18), no Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB). A mediação é do músico e produtor Ricardo Rosinha. No encontro, Waltel que tem 87 anos, falará de sua vida, obra, experiências e carreira. Além de proporcionar o encontro com novos músicos, o bate-papo pretende resgatar a memória e fazer um registro da vida e obra do compositor paranaense.
Um Músico chamado Waltel – Nasceu em Paranaguá, em 1929, começou a estudar música aos 12 anos. Teve como mestres Bento Mossurunga, Sebastião de Oliveira, Othon Saleiros e Oscar Cáceres (violão), Padre Penalva (canto gregoriano), Jorge Kosha (música clássica), Stanley Wilson (música incidental, em Nova Iorque) e Alceo Bocchino e Mário Tavares (regência), Paulo Silva e Cláudio Santoro (composição). Na Espanha, estudou técnica instrumental com o guitarrista Andrés Segóvia.
Em 1943, um ano antes de ser ordenado padre, deixou o Seminário e seguiu para Cuba, acompanhando a cantora Lia Ray como arranjador, diretor musical e violonista. Em 1950, mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou música incidental com o maestro Stanley Wilson.
No Brasil, participa, em 1959, do Lp “Dance Conosco”, com participação de João Donato. Em 1960 gravou com Elizeth Cardoso e Moacyr Silva, o LP “SaxVoz- Elizabeth Cardoso e Moacyr Silva”. Integrou os grupos Djalma Ferreira e Milionários do Ritmo e o Trio Surdina. Na TV Globo, Waltel foi diretor responsável por trilhas sonoras de novelas como “Irmãos Coragem”, “Escalada”, “O Semideus”, “Bravo”, “Moreninha”, “O Feijão e o Sonho”, “A escrava Isaura”, “Supermanoela” e “Vejo a lua no céu”. Para as novelas, compôs trilhas internacionais, sob o pseudônimo de W.Blanc.
Serviço:
Workshop e Bate-Papo Musical com Waltel Branco
Terça-feira (18), das 15h às 17h
Conservatório de MPB de Curitiba/Sala Guimarães Rosa
Rua Mateus Leme, 66 São Francisco
Entrada Franca
Informações: 3321-3318