Notícias

19 set

Cacai Nunes faz workshop gratuito no Conservatório

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
21730976_10155741864059096_2818975365421954652_n

Nascido em Pernambuco, desde criança morando em Brasília, Cacai Nunes traz a Curitiba seu trabalho com boa parte do que se conhece como Música Popular Brasileira. Ritmos nordestinos como forró, baião e xote, o choro carioca e brasiliense, a música caipira e a de origem africana, tudo faz sentido no seu trabalho de intérprete, compositor, pesquisador e divulgador. O violeiro, no dia 25 de setembro, às 19h, fala no Conservatório de MPB de Curitiba sobre uma de suas paixões, o forró. Será abordado este gênero musical do Nordeste desde seus primórdios e seus os principais artistas: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca. A entrada é franca. Inscrições pelo telefone: 3321-2839 ou pelo e-mail [email protected]
Cacai será ainda atração do projeto Solo Música em 26 de setembro, terça-feira, às 20h, na Caixa Cultural de Curitiba. Esta será a primeira vez que Cacai se apresenta em Curitiba. “Será uma grande satisfação mostrar a intimidade que criei nestes anos com minha viola nesse projeto tão significativo para quem faz música. O Solo Música é fartura nos tempos de seca. Fico muito honrado por estar ao lado de tantos artistas de renome, num projeto que privilegia a atuação do músico, em versão solo, ao lado de seu instrumento”, diz o artista. Neste show, Cacai faz uma mostra da riqueza do seu trabalho, tocando como prefere chamar “viola brasileira”, um repertório que está bem além do universo caipira tão identificado com o instrumento.

Desde a infância em Brasília – Cacai Nunes nasceu em Pernambuco e foi criado em Brasília. Iniciou seus estudos de viola brasileira em 2001, tendo estudado com Marcos Mesquita e Roberto Corrêa. Seu outro mestre foi Alencar 7 Cordas, responsável por alavancar o interesse pela harmonia funcional na música popular. Seu primeiro CD “O Avesso”, de 2006, traz composições próprias e arranjos a músicas de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis. Em 2013, lançou o CD “Casa do Chapéu”, onde apresenta elementos da música dos terreiros de candomblé e temas sobre a natureza do cerrado. “Cacai Nunes e Regional Chora Viola”, realizado com os músicos Dudu Sete Cordas (violão de sete cordas), Leo Benon (cavaquinho) e George Lacerda (pandeiro), CD lançado em 2017, é consequência do seu envolvimento com choro, que o fez fundar dez anos antes o Curso de Viola na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.
Como violeiro, Cacai Nunes levou sua arte ao exterior: em Washington (EUA), Argel (Argélia), Bamako (Mali), La Coruña (Espanha), Paris (França), Genebra (Suíça), Amsterdã (Holanda), Bogotá (Colômbia) e por oito cidades do Chile, incluindo a capital Santiago.
Outro interesse seu é o forró. É criador e DJ do projeto “Forró de vitrola”, que já realizou mais de 80 bailes em Brasília e que nos últimos anos passou também a ocupar espaços públicos, ao transformar uma Kombi em carro de som. O projeto paralelo à carreira de violeiro levou o músico este ano à Europa, com apresentações na Espanha, Itália e Portugal.

Serviço:
Cacai Nunes em Curitiba
Workshop no Conservatório
Data: 25 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66)
Inscrições gratuitas pelo telefone: 3321-3315. Aula aberta ao público em geral.
Inscrições: até 25/8 às 12h pelo e-mail [email protected]
Informações: 3321-2839
Entrada franca

Série Solo Música
Data: 26 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Ingressos: Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações pelo fone 2118-5111.