Notícias

24 out

Camerata Antiqua apresenta histórica obra de Handel

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
camerata foto cido marques

O maestro gaúcho Diego Schuck Biasibetti chega à cidade para concertos com a Camerata Antiqua na sexta-feira (26/10) e no sábado (27/10), na Capela Santa Maria. As apresentações trazem a obra Foudling Hospital Anthem, de George Frideric Handel. Solos da soprano Luciana Melamed, da mezzo Daniele Oliveira e do tenor Sidney Gomes completam a produção.

Pela primeira vez à frente do grupo, o maestro Biasibetti disse estar animado. “É um programa pelo qual tenho um apreço grande, por entender bem da época em que foi feito. São músicas barrocas, com uma mistura de linguagens clássicas de séculos diferentes”, comenta.

Reger a Camerata Antiqua pela primeira vez gera um pouco de ansiedade, segundo o maestro. “Aquele medinho sempre dá, a gente fica nervoso. Principalmente porque é a primeira vez que estou aqui, então é necessária uma pequena adaptação”, afirma.

Além da obra de destaque do programa, a composição Concerto Grosso, de Handel, será executada. A obra Opus Musicum Sonatarum Praestantissimarum, de Johann Christoph Pezel, fecha a apresentação.

Foudling Hospital Anthem
A obra que intitula o programa foi uma homenagem para a primeira instituição de caridade infantil do Reino Unido. O local foi também a primeira galeria de arte pública graças à filantropia criativa dos artistas William Hogarth, Handel e seus contemporâneos.

Os dois artistas eram pioneiros em seus respectivos campos de atuação e precisavam de plataformas para promover o trabalho. Em maio de 1749, Handel se ofereceu para realizar um concerto beneficente. O programa incluiu a primeira apresentação do Anthem (Hino) Foundling Hospital especialmente escrito por ele e que abre com um texto adaptado do Salmo 41, “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre”, em um apelo claro ao público para apoiar o trabalho do hospital.

Convidado
Diego Schuck Biasibetti é formado na Hochschule für Künste (Bremen – Alemanha) em violoncelo barroco, viola da gamba e regência coral. Como regente e solista, tem atuado com orquestras do sul do Brasil. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Unisinos-Anchieta, violoncelista e regente assistente do maestro Manfredo Schmiedt, na Orquestra Sinfônica da Universidade Caxias do Sul, e regente do Porto Alegre Consort.

Serviço: Camerata Antiqua apresenta Foundling Hospital Anthem
Data: sexta-feira (26/10), às 20h. Sábado (27/10), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada a R$ 15