Notícias

22 jul

Camerata Antiqua de Curitiba faz história no interior do Paraná

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Foto Gilson Camargo

Cinco apresentações e cerca de 5 mil pessoas de diversas regiões do Paraná prestigiaram a Camerata Antiqua de Curitiba na turnê do Circula Paraná, realizada em julho deste ano. O grupo passou pelas cidades de Apucarana, Toledo, Londrina, Cascavel e Antonina apresentando obras de Mozart e Alberto Nepomuceno sob a batuta do maestro paulista Cláudio Cruz.  A turnê tem apoio da Volvo, Compagás e da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

Com a viagem a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “É importantíssimo que o grupo possa circular pelas principais cidades do estado e pelos Festivais de Londrina e Cascavel. O que sentimos foi uma vontade muito grande dos municípios em apreciar o trabalho da Camerata, algo que não seria possível sem o investimento da SEEC por meio do edital de circulação”, afirma Marino Jr. Galvão, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo.

Um dos maiores concertos da turnê foi em Apucarana. A Catedral Nossa Senhora de Lourdes lotou os mais de mil e trezentos lugares em uma apresentação que entrará para a história da cidade, afirma o diretor artístico da Secretaria de Cultura de Apucarana, Orisvaldo César. “Foi a primeira vez que a Camerata veio a Apucarana, e foi também a primeira vez que fizemos um concerto em nossa Catedral. Por isso, essa noite entra para a histórica, ficará na memória da cidade”, conclui o diretor artístico.

O violinista e coordenador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Francisco Freitas Jr., avalia as apresentações: “Acredito que estamos numa fase áurea da Camerata, tanto na performance, quanto no amadurecimento do grupo. E essas viagens só contribuem para fortalecer a nossa identidade e divulgar nosso trabalho”, explica Freitas.

A turnê reafirma ainda a política de responsabilidade que a Camerata Antiqua de Curitiba tem com o Estado e a comunidade. “O interior do estado é carente de programação cultural regular. E poder distribuir cultura e assumir uma política de descentralização nos motiva a estabelece grandes parcerias nas cidades visitadas”, destaca Galvão.

Outras três cidades estão na programação da Camerata para outubro: Maringá, Lapa e Piraquara. Veja abaixo o Programa completo e os locais que receberam a Camerata Antiqua de Curitiba:

Toledo 09 de julho – Teatro Municipal de Toledo

Cascavel 10 de julho – Teatro Municipal de Cascavel
Abertura do XXVII Festival de Música de Cascavel

Apucarana 11 de julho – Catedral Nossa Senhora de Lourdes

Londrina 12 de julho – Catedral Metropolitana de Londrina
36º Festival Internacional de Música de Londrina

Antonina 20 de julho – Teatro Municipal de Antonina –

Próximas apresentações:

Maringá 12 de outubro às 20h – Teatro Regional Calil Haddad
XXI Festival Internacional de Corais de Maringá

Lapa 23 de outubro às 16h30 – Santuário de São Benedito

Piraquara 26 de outubro às 20h – Teatro Municipal Heloísa Ribeiro de Souza

PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sinfonia nº 29, em Lá maior (lK 201)
1. Allegro moderato
2. Andante
3. Minuetto: Allegretto – Trio
4. Allegro con spirito

Alberto Nepomuceno (1864 – 1904)
Suíte Antiga Op. 11
– Prelúdio
– Minueto
– Ária
– Rigaudon

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791)
Missa em Dó maior IK 317 “Missa da coroação” (1779)

  1. Kyrie
  2. Gloria
  3. Credo
  4. Sanctus
  5. Benedictus
  6. Agnus Dei