Notícias

23 maio

Camerata Antiqua faz concerto gratuito com a pianista Simone Leitão

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
simone

Obras de  Johannes Brahms e Robert Schumann estão na programação do Ensemble de Cordas da Camerata, neste sábado (27), em única apresentação, gratuita,  às 18h30, na Capela Santa Maria. O Ensemble (conjunto de instrumentos de cordas), será composto por dois violinos, uma viola, um violoncelo e piano. A convidada, Simone Leitão completa o concerto com solos de piano. Este Programa será reapresentado dia 26 de junho,na Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, único festival da categoria no Brasil, criado pela pianista.
Duas grandes obras da música de câmara do século XIX serão apresentadas. A primeira parte do concerto dedicada a Brahms, será apresentada a obra Quarteto para piano e cordas nº 1 em Sol menor, Op. estreada em 1861, que apresenta uma alternância de humores, ora melancólico, ora exuberante, aliada despreocupação em justificar uma organização formal. Já a obra de Schumann, Quinteto para piano e cordas em Mi bemol maior, Op. 44 é famosa pelo seu caráter extrovertido, sendo considerada uma de suas melhores composições.

A convidada da noite, Simone Leitão é fundadora da agência Brasil Clássica, idealizadora do projeto Academia Jovem Concertante e da Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. A pianista com carreira internacional se apresenta orquestras nas Américas, Europa e Ásia.  Ela se dedica, especialmente, ao repertório de Bach, Prokofiev, Rachmaninoff, compositores das Américas e obras contemporâneas brasileiras escritas especialmente para ela.

Neste ano, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro apresentará a sua sexta edição entre os dias 21 e 26 de junho, com uma série de concertos,masterclasses e workshops. Saiba mais no site: http://www.riomusicweek.com/

Serviço:
ENSEMBLE DE CORDAS DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
Sábado (27), 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.