Notícias

2 jan

Camerata encerra temporada 2019 e anuncia novos concertos para novo ano

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Camerata Antiqua de Curitiba celebra 45 anos em concerto na Catedral Basílica de CuritibaFoto: Daniel Castellano / SMCS

Com uma temporada de concertos excepcionais, repleta de emoções e novidades, a Camerata Antiqua de Curitiba deu mais um salto em sua história. O ano que também comemorou os 45 de grupo, encerrou a programação neste domingo (15/12), no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe com um Programa à altura da festividade, a emblemática obra para épocas natalinas, Oratório Messias de Handel com a regência do belga Bart Naessens.

A apresentação fez parte de uma série especial, novidade da temporada, neste ano cinco concertos de destaque da temporada 2019 foram realizados no Santuário. Para 2020, já foram anunciados outros quatro novos concertos no espaço:

A Missa Solemnis de Ludwig van Beethoven, no dia 5 de abril, obra que também abre a temporada da Camerata em comemoração aos 250 anos do compositor. Em maio, a Vespri per l’Assunzione di Maria Verginem de Antônio Vivaldi em alusão ao mês das mães, em novembro Réquiem, lembrando os finados e em dezembro um concerto com a temática natalina, Missa Pastoril do padre José Mauricio Nunes Garcia.

“É a Camerata atingido todos os públicos”, afirmou o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr. “A continuidade deste trabalho de qualidade que o grupo vem representando, é o que garante a consolidação da marca e do trabalho da cultura em Curitiba”, disse.

As apresentações que acontecem no Santuário são transmitidas ao vivo para todo o país pela TV Evangelizar. A novidade triplicou o alcance de público do grupo chegando a 118 mil brasileiros por data, garantindo a ampliação do trabalho de formação de plateia e a democratização do acesso à música erudita.

O fundador da Associação Evangelizar e reitor do Santuário de Guadalupe, padre Reginaldo Manzotti, agradeceu a oportunidade de receber os músicos para divulgarem obras de mestres da música mundial.

“Temos a alegria de transmitir a Camerata de Curitiba para todo o Brasil. Quantas pessoas que aqui vieram que nunca teriam contato com essa música clássica, nunca ouviriam peças tão lindas e tão bem executadas. A igreja agradece e acolhe a arte” destacou Manzotti.

Temporada 2019
O 45º aniversário do grupo foi celebrado durante toda a temporada, foram 34 concertos na Capela Santa Maria, espaço próprio para apresentações de música erudita, além de 30 concertos em outros espaços da cidade e quatro em turnê pelo Brasil.

O ano começou para a Camerata Antiqua de Curitiba com a abertura da 36ª Oficina de Música com Hamilton de Holanda. O músico paranaense Waltel Branco, falecido no final de 2018, foi o grande homenageado do evento marcado com a execução da sua obra Estrela.

Teve destaque a comemoração de seu aniversário na sua data de fundação, 7 de julho. O concerto com regência do Luis Otávio Santos foi executado Dixit Dominus de George Friedrich Händel, obra realizada sempre em momentos de grande relevância da Camerata, desde a sua fundação pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Müller Seraphim.

O repertório também executado no Santuário de Guadalupe, arrancou cerca de cinco minutos de entusiasmadas palmas na melhor sala de concertos do Brasil, a Sala São Paulo e foi sucesso de público no Auditório Claudio Santoro em Campos de Jordão. Outras viagens a Florianópolis no Festival Mia Cara e a no Festival de Música de Cascavel possibilitaram que a primazia da Camerata chegasse a novos ouvidos.

Concertos sociais
Esse ano o grupo inovou aproveitando o calendário da saúde para lembrar datas importantes para a sociedade. Foram ao todo oito instituições de acolhimento e hospitais com ações específicas pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e Dia Mundial do Diabetes.

O Concerto nas Igrejas também foi fortalecido nesta temporada, com as participações dos corais comunitários do Nosso Canto, Programa de incentivo realizado nas Regionais Administrativas, com aulas gratuitas de técnica vocal e canto coral para as comunidades, foram ao todo dez apresentações distribuídas nas regiões mais periféricas da cidade.

Foram ao todo dez apresentações distribuídas nas regiões mais periféricas da cidade, com concertos nas mais diversas denominações religiosas, como Igrejas Católica, Mórmon, Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, entre outras.

Para celebrar o Dia das Crianças, o concerto Villa-Lobos para Criança, teve três apresentações no grande auditório do Teatro Positivo, em duas sessões, reuniu 2,5 mil alunos de 69 escolas da Rede Municipal de Ensino, entre 4 e 12 anos e oriundos de 29 bairros da cidade, chegando a abranger todas as regiões de Curitiba.