Notícias

31 out

Camerata faz concerto para amigos do Pequeno Cotolengo

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
pequenocotolengo

Tendo a caridade como inspiração, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentou o concerto Foudling Hospital Anthem, emblemática obra de George Frideric Handel, na noite desta sexta-feira (26/10). O público formado por colaboradores do Pequeno Cotolengo Paranaense pode apreciar a composição elaborada para o primeiro hospital de caridade infantil do Reino Unidos, em 1749.

O concerto aconteceu na Capela Santa Maria e teve a regência do maestro gaúcho Diego Schuck Biasibettichega, que esteve pela primeira vez a frente do grupo. Solos da soprano Luciana Melamed, da mezzosoprano Daniele Oliveira e do tenor Sidney Gomes completaram a produção. O concerto foi reapresentado neste sábado (27/10), às 18h30.

Para a apresentação de sábado foi firmada uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto Curitiba de Arte e Cultura e o Pequeno Cotolengo Paranaense. Um quarto do lucro gerado pela venda dos ingressos foi revertido à associação de acolhimento.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, prestigiou o grupo e comentou sobre a união consolidada. “A parceria com o Pequeno Cotolengo nesse concerto ressalta a importância do público corroborar com o trabalho social realizado pela instituição”, destacou.

“Assistiram ao concerto pessoas que apoiam a instituição de diversas formas, com doação de roupas, móveis, por meio de boletos ou até mesmo voluntariado”, explicou o presidente do Pequeno Cotolengo, padre Renaldo Amauri. “É uma forma de agradecer todo o apoio que temos tido.”

Além da obra de destaque do programa, foi executada a composição Concerto Grosso, de Handel. A obra Opus Musicum Sonatarum Praestantissimarum, de Johann Christoph Pezel, fechou a apresentação.

O presidente da Loja Acácia da Liberdade, Irapuru Haruo Flórido, trouxe a família inteira para assistir ao espetáculo. “Fazia tempo que não assistia a um concerto. Fiquei muito feliz por ter vindo a esse, realmente vale a pena sair na chuva, é lindo!”, afirmou.

Foudling Hospital Anthem

A obra que intitula o programa foi uma homenagem para a primeira instituição de caridade infantil do Reino Unido. O local foi também a primeira galeria de arte pública graças à filantropia criativa dos artistas William Hogarth, Handel e seus contemporâneos.

Os dois artistas eram pioneiros em seus respectivos campos de atuação e precisavam de plataformas para promover o trabalho. Em maio de 1749, Ha Gvndel se ofereceu para realizar um concerto beneficente. O programa incluiu a primeira apresentação do Anthem (Hino) Foundling Hospital especialmente escrito por ele e que abre com um texto adaptado do Salmo 41, “bem-aventurado é aquele que atende ao pobre”, em um apelo claro ao público para apoiar o trabalho do hospital.