Notícias

2 abr

Capela Santa Maria recebe palestra ‘Viagem dos sons’ com Lia Marchi

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
29662598_1721169547939545_3403029010285680190_o

Dentro da programação do Festival de Teatro, a Capela Santa Maria recebe nos dias 2 e 3 de abril, às 14h, a palestra ‘Viagem dos Sons’ com Lia Marchi. Voltada a estudantes do ensino médio, professores e agentes culturais, a palestra deve é despertar o interesse dos jovens pela diversidade cultural e apresentar a riqueza dos sons do planeta.

Com o objetivo de mostrar a importância da música na vida das pessoas, o bate-papo chama atenção para a intensa presença da música no nosso dia a dia, alerta para a pouca diversidade sonora que costumamos ouvir no universo das incríveis e variadas expressões musicais do planeta.
Neste encontro, a ministrante Lia Marchi apresentará músicas e culturas de diversas regiões do mundo, traçando um paralelo com o que os jovens estão acostumados a ouvir no seu dia a dia. Este contato com diversas expressões musicais e culturais abre novas possibilidades e desperta a curiosidade dos jovens para descobrir outras músicas e fazeres musicais.

Sobre a Palestrante
Lia Marchi é cineasta, pesquisadora, professora e produtora. Há 18 anos se dedica a pesquisa e divulgação das culturas tradicionais e populares, especialmente do Brasil e de Portugal. Em seus livros e filmes, aborda o rico universo das comunidades tradicionais e dos sons e sentidos das culturas locais. Autora de cinco livros, dirigiu 12 filmes e três séries televisivas sobre culturas populares. A partir de 1998 cria e coordena o projeto Tocadores, pesquisa continuada que registrou mais de 160 artistas populares no Brasil e em Portugal e já publicou dois livros, oito documentários e uma exposição de fotos pedagógica. Fundou em 1999 a Olaria Projetos de Arte e Educação, onde atua como diretora artística coordenando a realização de diversos projetos. Coordenou ao lado do Prof. Domingos Morais o projeto Arquivo das Danças do Alentejo (Portugal) que publicou livro em português e inglês, além de vídeos documentais. Conteúdo disponível online com mais de 100 mil downloads do livro.

Serviço:
Palestra ‘Viagem dos Sons’ com Lia Marchi
Data: Dias 2 e 3 de abril
Horário: 14h
Local: Capela Santa Maria (Conselheiro Laurindo, 273)
Mais informações: (41) 3131-2617
OS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO SERÃO EXPEDIDOS AO FINAL DA PALESTRA.