Notícias

18 out

Ciclo de Leitura debate legados de grandes figuras femininas da MPB

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana

Três grandes figuras da história da MPB (Música Popular Brasileira), Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda e Elza Soares estarão na rodada do Ciclo de Leitura. O evento é gratuito e acontece na próxima terça (19/10), quarta (20/10) e quinta-feira (21/10), sempre às 15h, na plataforma do Google Meet. As inscrições podem ser feitas aqui.

Intitulado Para Ler – As Rainhas do Rádio, o nome do evento é uma referência ao concurso Rainha do Rádio, promovido entre as décadas de 1930 e 1960 para homenagear as grandes cantoras da música brasileira.

Por serem eventos independentes, os participantes podem selecionar os encontros dos quais desejam fazer parte. As vagas são limitadas e o link para a sala virtual será enviado no email dos inscritos. O contato para dúvidas é [email protected].

Na rodada serão usados trechos de biografias e entrevistas de três das principais artistas da história brasileira para debater os respectivos legados de cada uma delas para a arte e cultura do país.

Vozes Femininas

Os encontros serão mediados e organizados por Ali Freyer, da Casa de Leitura Wilson Bueno. Segundo Alisson, os debates sobre esse tema têm um peso para além da MPB.

“Nós falamos muitos de homens brancos, mas o legado das mulheres é muito importante e foi silenciado por muito tempo”, diz Freyer.

No caso da Chiquinha Gonzaga, o material usado será extraído da biografia Chiquinha Gonzaga: Uma História de Vida, de Edinha Diniz, e também de uma peça de teatro inspirada na vida da artista, chamada Ô Abre Alas.

Para debater Carmen Miranda, o principal material utilizado será Carmen – Uma Biografia, escrita por Ruy Castro. No caso de Elza Soares, o encontro vai se basear principalmente em duas biografias: Elza Soares: Cantando para não Enlouquecer”, de José Louzeiro, e Elza, escrita por Zeca Camargo.

Todos os materiais podem ser encontrados facilmente e foram pensados com base no acervo da Casa da Leitura. “A proposta do ciclo é pensar a música brasileira através dessas biografias. É uma forma de conhecer mais de nós mesmos, do Brasil, da nossa história, olhando para o legado dessas artistas”, completa Freyer.

As personagens

A personagem do primeiro encontro, Chiquinha Gonzaga, é a figura que inspirou a criação do Dia Nacional da MPB, em 17 de outubro. Ela foi uma pianista e regente brasileira muito popular entre os séculos 19 e 20. Entre outras composições, Chiquinha é responsável pela criação da marchinha de carnaval Ô Abre Alas.

Carmen Miranda, que será estudada no segundo encontro, veio logo após de Chiquinha Gonzaga. Ela é uma das principais vozes femininas da rádio nacional responsáveis pela difusão da cultura brasileira pelo mundo. Apesar de ser um personagem controverso, Carmen foi uma peça fundamental na construção da MPB.

Já a figura do último encontro, Elza Soares, foi eleita pela BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. É uma importante voz de lutas do movimento negro e do movimento feminista. Até os dias atuais, Elza ainda é ativa no campo da música, e considerada uma referência e inspiração para novas gerações da MPB.

Serviço : Ciclo de Leitura Para Ler – As Rainhas do Rádio

Google Meet – Inscrições clicando aqui
De 19 a 21 de outubro , às 15h
Entrada gratuita
Mais informações pelo email [email protected].