Notícias

5 jul

Concerto de pianista prodígio encanta estudantes da rede municipal

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
00232185

Estudantes de cinco escolas da rede municipal de Curitiba assistiram, na manhã desta quinta-feira (5), na Capela Santa Maria, ao concerto do pianista Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos. Eles também participaram de uma conversa com Estefan, que falou de sua paixão pela música.

A apresentação “Encontro com o pianista Estefan Iatcekiw”  integra o programa Linhas do Conhecimento, que viabiliza aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos e faróis, ampliando os conhecimentos e as oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino.

“É tão lindo que eu também quero ser artista quando crescer”, disse a pequena Adryana Liebel, 9 anos. “Eu gostaria de aprender a tocar piano também”, completou Adryana, estudante da Escola Ana Hella, nas Mercês. A colega dela, Isabela Ferreira, 9 anos, adora música e quer tocar violão, mas está com o braço direito engessado. “Preciso esperar sarar e daí quero tocar violão”, contou a menina.

Ana Júlia Schnneider, 9 anos, ficou encantada com a Capela Santa Maria. “Eu nunca tinha vindo aqui, como é maravilhoso este lugar”, disse, logo ao chegar.

O garoto que inspirou os estudantes começou a tocar o instrumento aos cinco anos de idade. “Quando era pequeno perguntei se ele queria uma bicicleta de presente. E ele disse que não, mas que precisava muito de um piano”, diverte-se a mãe, Josiane Alanis. “Comprei um tecladinho e aí ele não parou mais. Coloquei nas aulas de piano e ele veio evoluindo, se superando a cada dia”, relata.

Aos 9 anos, Estefan apresentou-se no primeiro concerto solo em Curitiba. No mesmo ano, iniciou seus estudos com a professora Olga Kium e teve aulas de teoria e harmonia musical com o Maestro Osvaldo Colarusso. O jovem músico foi premiado com uma bolsa de estudos da Academia de Música Franz Liszt em Budapeste, na Hungria, um dos conservatórios mais consagrados do mundo, por participar e vencer o Concurso Nacional de Interpretação Musical Prelúdio, promovido pela TV Cultura Nacional.

Também já recebeu prêmios nacionais e internacionais: o 1.° lugar no IV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha; o prêmio de melhor interpretação da obra de Rachmaninov, na 10ª e 11ª edições do Concurso Professora Edna Bassetti Habbith, e o prêmio de melhor intérprete de música brasileira, do compositor Villa-Lobos, entre outros. Participou da 32ª , 33ª , 34ª e 35ª Oficina de Música de Curitiba com orientação de professores de renome internacional: Olga Kium, Robert Markham, Magdalena Lisak, Claudio Soares e Michal Karol Szymanowski.

Além da Escola Ana Hella, participaram da aula de campo estudantes das unidades Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha), D. Manuel da Silveira D´Elboux (Hugo Lange), Ditmar Brepohl (CIC) e Campo Mourão (Vila Izabel).