Notícias

7 ago

Concerto instrumental homenageia sambas-canção de Cartola

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
cartola

Os músicos Aloísio Schmid (violino) e HesliHumeniuk (violão) sobem ao palco do Teatro do Paiol, nesta quinta-feira (8), para homenagear a obra do sambista Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980).O concerto “Decantando Cartola” apresenta obras selecionadas do compositor em versão instrumental explorando a beleza das linhas melódicas do canto, consagradas por diversos cantores. Os músicos também destacam o trabalho do arranjador Dino 7 Cordas – parceiro musical de Cartola.

“Gosto de comparar Cartola como nosso Mozart brasileiro pela dificuldade e complexidade de reproduzir seus sambas-canção”, diz o violinista e professor de Luthieria da Universidade Federal do Paraná, Aloísio Schmid.Para o músico, o que mais fascina é a relação entre letra e instrumental. “As letras compostas por Cartola junto às melodias de Dino 7 Cordas tornam a obra riquíssima na textura musical”, comenta o violinista.

O concerto “Decantando Cartola”, segundo Aloísio, irá apresentar um repertório focado nos sambas-canção que mais se encaixamnas linhas melódicas do violino e violão. O set list é composto inteiramente por canções do primeiro álbum do sambista “Cartola” (1974), mas os clássicos “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho” e “Preciso Me Encontrar” também estão presentes no repertório.

Fazer releituras de canções para o violino não é algo novo para Aloísio. O professor e violinista já se apresentou ao lado do pianista Bruno Hrabovskino concerto “Rock ao Piano”, que traz releituras de clássicos do rock nacional e internacional para instrumentos não convencionais ao rock, como piano acústico e o próprio violino.

Serviço:
Concerto “Decantando Cartola”
Data: 8/8 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) – os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro Paiol e da Capela Santa Maria ou pelo site aloingressos.com.br (incluso taxa administrativa)