Notícias

31 mar

Confira sites seguros para por a leitura

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
mariane torres foto cido marques

Neste momento em que as ações de prevenção e controle do coronavírus orientam para a calma e o isolamento social, diversas dicas de atividades caseiras borbulham na internet. Mas nesse ambiente virtual, com informações de todos os tipos, é importante escolher locais seguros e com bons conteúdos. Para auxiliar a quem quer colocar a leitura em dia por caminhos confiáveis, a coordenadora de Literatura da Fundação Cultural e coordenadora do Programa Curitiba Lê, Mariane Torres, sugere uma lista de sites recomendados para baixar um bom livro.

“A cultura é o caminho que nos une enquanto comunidade e nos passa a sensação de pertencimento. Além de ampliar o nosso olhar com visitas a outras realidades, acaba servindo de refúgio em tempos de confinamento”, observa Mariane.

Segundo pensamento da antropóloga francesa Michele Petit, uma entre as pesquisadoras que orientam a base teórica do Programa Curitiba Lê, a literatura rompe com cada indivíduo, redirecionando o pensamento e a memória. “A leitura e a literatura têm papel fundamental de reconstrução em tempos difíceis. Muitas vezes ajudam a nos compreender e a entender melhor o mundo. Com isso, recriamos o chão perdido e superamos as dores”.

Sempre é tempo de começar

A coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba orienta que, para iniciar o hábito da leitura, é necessário seguir aos poucos e tentar revisitar os livros que já tenham em casa, ou os sites indicados de autores que utilizem fácil linguagem e abordem temáticas de sua preferência.

Para Mariane Torres, é importante que a pessoa se sinta à vontade com a leitura. “Muita gente gosta dos livros infanto-juvenis ou mesmo infantis. É legal começar com uma linguagem mais acessível e um tema em que já tenha afinidade, seja ele romance, policial, entre outros”, finaliza a coordenadora de literatura.

Confira endereços de boas sugestões para leitura nos links a seguir:

Domínio Público

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Nacional Digital Brasil

Virtual Books

Biblioteca Digital UNESP

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Coleção Aplauso

Biblioteca Nacional da Colômbia