Notícias

24 out

Contação de história e show nos 10 anos da Casa da Leitura Augusto Stresser

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
augusto-stresser-1

A Casa da Leitura Augusto Stresser terá uma programação especial em comemoração aos 10 anos completados agora em 2018. A Casa que se localiza anexa ao Centro de Criatividade e ao Parque São Lourenço, recebe entre os quarta-feira e sábado (24 a 27/10), oficina de contação de história, mesa-redonda, show da banda Tuyo e roda de leitura.

Mediadora de leitura da Casa Augusto Stresser há 6 anos, Daniele de Rosa, explica como foi elaborada a programação de aniversário. “Queremos alcançar um público que não frequenta o espaço, fazer o local ser conhecido. Por isso pensamos numa programação que una as universidades com os escritores da comunidade”, afirmou.

Programação
Abre a programação a oficina de contação de história com Fabiane de Cezaro e Lilyan de Souza. O encontro pretende trabalhar a narrativa popular como matéria-prima do trabalho, a partir da leitura, compreensão e materialização dos textos na utilização do corpo e da voz.

Duas mesas redondas com professores universitários fazem parte da programação. A primeira ‘Incentivo à leitura’, com Milena Martins e Flávio Stein, propõe a discussão práticas de leitura de literatura em diversos ambientes a partir de diferentes perspectivas.

A outra ‘Diálogos sobre a literatura contemporânea’, com Julia Raiz e Francisco Mallmann, tem como propósito lançar o olhar à produção de novos artistas da cena literária contemporânea curitibana que, longe do mercado das grandes editoras, busca alternativas para estar mais perto da comunidade e promover a discussão em torno do fazer literário.

O show da banda Tuyo e a Roda de leitura ‘Carolina do Brasil’, sobre o livro ‘Quarto de Despejo’, da mineira Carolina Maria de Jesus, encerram a programação.

Histórico
A Casa Augusto Stresser foi a segunda Casa da Leitura implantada na cidade e homenageia, em seu nome, o compositor e músico paranaense Augusto Stresser, que também foi desenhista, pintor, poeta, jornalista e pioneiro da fotografia. O público contemplado abrange tanto a comunidade dos arredores, quanto instituições sociais e escolares, como ONGs, centros de educação infantil, colégios municipais e estaduais, além de equipamentos públicos de atendimento à população da Regional Boa Vista.

Atualmente, o espaço recebe leitores de todas as faixas etárias, que fazem empréstimos de livros e leitura no local. O acervo é especializado em literatura e conta com obras clássicas e contemporâneas, além de livros infantis e infantojuvenis.

Espaço integrante do Programa Curitiba Lê, a Casa oferece atividades como contação de histórias, rodas e oficinas de leitura, palestras, entre outras atividades afins.

Serviço: Casa da Leitura Augusto Stresser
Rua Mateus Leme, 4700
Centro de Criatividade de Curitiba
Parque São Lourenço
3254 6802
[email protected]

24 DE OUTUBRO (QUA)
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

As oficinas pretendem trabalhar a narrativa popular como matéria-prima no trabalho do contador de histórias, a partir da leitura, compreensão e materialização dos textos na utilização do corpo e da voz.

Público Alvo: professores e demais interessados em contar histórias (acima de 16 anos)

Horário: 14h às 18h

Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Ingresso: Gratuito

Atividade com certificação*

24 DE OUTUBRO (QUA)
MESA REDONDA: INCENTIVO À LEITURA, PERSPECTIVAS

Com Milena Martins e Flávio Stein. Conversa sobre experiências e práticas de leitura de literatura em diversos ambientes a partir de diferentes perspectivas. Voltado a professores, agentes de biblioteca, mediadores de leitura, estudantes. Mediação: Daniele Cristyne, mediadora de leitura do Programa Curitiba Lê.

Horário: 19h
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingresso: Gratuito

Atividade com certificação*

25 DE OUTUBRO (QUI)
MESA REDONDA: DIÁLOGOS SOBRE LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Com Julia Raiz e Francisco Mallmann. O evento tem como propósito lançar o olhar à produção de novos artistas da cena literária contemporânea curitibana que, longe do mercado das grandes editoras, busca alternativas para estar mais perto da comunidade e promover a discussão em torno do fazer literário. Mediação: Anna Carolina Azevedo, jornalista e graduanda em letras (UFPR).

Horário: 19h
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingresso: Gratuito

Atividade com certificação*

26 DE OUTUBRO (SEX)
BANDA TUYO

Tuyo é um trio de folk futurista que cria uma fusão entre o orgânico e o sintético num labirinto de voz, violão e beat. Com um som flutuante, letras existenciais e elementos lo-fi, a trinca de compositores paranaenses mescla o violão denso de Machado com o trabalho vocal audacioso das irmãs Lio e Lay Soares.

Horário: 19h30
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingresso: Gratuito

27 DE OUTUBRO (SAB)
RODA DE LEITURA “CAROLINA DO BRASIL”

A roda presta tributo a uma obra essencial para Literatura Brasileira: Quarto de Despejo, da mineira Carolina Maria de Jesus — mulher, negra e escritora, colocada à margem sob vários aspectos da sociedade. A ideia é discutir sobre a democratização da leitura e de processos de escrita, além de conceitos marginais observados na literatura. Mediação: Anna Carolina Azevedo, jornalista e graduanda em letras (UFPR).

Horário: 14h

Local: Casa da Leitura Augusto Stresser (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingresso: Gratuito
Casa da Leitura Augusto Stresser / Teatro Cleon Jacques / Centro de Criatividade de Curitiba
Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço
Telefone: (41) 3254 6802 – Email: [email protected]