Notícias

14 nov

Coreógrafo Wagner Schwartz participa de mesa redonda na Casa Hoffmann

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
wagner

O coreógrafo Wagner Schwartz lança seu livro “Nunca Juntos Mas ao Mesmo Tempo”, na Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento, nesta terça-feira (13/11), às 19h. O lançamento com a participação do mediador Ronie Rodrigues e os convidados Sylvain Bureau e Francisco Mallmann, discute sobre a produção da escrita e questões sobre a tradução de impressos. A entrada é gratuita.
O livro publicado pela editora Nós, trata sobre uma nova forma de escrever através da própria inscrição do texto na página, o vazio em torno dele. O autor discorre sobre o fato do processo não ser um simples dispositivo editorial, e sim uma intenção de escrita, como se o autor escrevesse também com o vazio.
Em um segundo momento, será conduzida uma mesa redonda para falar sobre tradução. A obra do Schwartz foi traduzida para o Francês, língua usada pelo autor que divide sua moradia entre o Brasil e a França. Como o contexto, a linguagem e os códigos sociais formam parte integrante da interpretação de um texto. O que deve ser traduzido e sobre tudo o que não deve ser traduzido dá a tônica da discussão.

Biografia
Após a sua formação em letras, Wagner Schwartz (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 1972) participa de grupos de pesquisa e experimentação coreográfica na América do Sul e na Europa. Autor de nove criações desde 2003, recebeu, entre outros, o prêmio APCA 2012 de “Melhor projeto artístico” por Piranha, e foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança em 2000, 2003, 2009 e 2014. Seus projetos são citados em publicações como O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade, de Jussara Sobreira Setenta, 2008, ou Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz (À borda do corpo: inventários da dança contemporânea inacabada), de Susanne Foellmer, 2009. Foi curador da 10ª Bienal Sesc de Dança, colaborador internacional do Festival Contemporâneo de Dança, em São Paulo, e artista residente do Festival de Teatro de Curitiba. Trabalhou como intérprete para o coreógrafo Rachid Ouramdane, para o diretor de teatro Yves-Noël Genod e para o artista Pierre Droulers. Recentemente colaborou com os cineastas Judith Cahen e Masayasu Eguchi. Vive e trabalha em São Paulo e Paris.

Serviço:
Coreógrafo Wagner Schwartz participa de mesa redonda na Casa Hoffmann

Data: Terça-feira, 13 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento
Classificação Etária: Livre
Entrada franca