Notícias

7 maio

Coro da Camerata lança vídeo em homenagem às mães profissionais da saúde

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
21366

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba homenageia, em vídeo, mães profissionais da Saúde da linha de frente do combate à covid-19 e também mulheres de destaque na história da ciência mundial, como a cientista que identificou o primeiro coronavírus, June Almeida, e a criadora da seringa, Letitia Geer.

Com direção musical de Mara Campos, as obras escolhidas trazem a figura feminina como fonte de vida. O lançamento acontece no Dia das Mães, neste domingo (9/5), às 11h, nas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e Capela Santa Maria (links abaixo).

A edição usa fotos de enfermeiras, médicas, técnicas, dentistas, socorristas e outras profissionais da Secretaria da Saúde de Curitiba que trabalham diariamente em atividades relacionadas à pandemia, seja em unidades básicas, em urgência e emergência, na Central de Leitos, no Samu.

Nas imagens escolhidas para o vídeo, elas aparecem com seus filhos para mostrar outra parte de suas vidas. Apesar da seleção de fotos, a ideia é estender a homenagem a todas as outras mães trabalhadoras da saúde, que, mesmo não aparecendo nas imagens, possam se sentir também homenageadas.

“É uma forma de agradecimento a essas mulheres tão fundamentais para a sociedade. Além de uma vida difícil na linha de frente contra a pandemia, da dedicação às pessoas, ainda são mães que cuidam dos filhos”, afirmou Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba.

 

Mãe cientistas na história

Fazem parte do vídeo a primeira enfermeira do Brasil, Anna Néri (1814-1880), a cientista que identificou o primeiro coronavírus, June Almeida (1930-2007), a criadora da seringa, Letitia Geer (1852-1935), a estudiosa da radiatividade Marie Curie (1867-1934), a primeira mulher a se tornar médica no Brasil, Rita Lobato (1866-1954), e a herbologista e compositora Hildegard von Bingen (1098-1179).

Essa última, além de ter feito diferença na ciência, também era compositora e uma de suas obras será apresentada pelo coro. Suas obras musicais eram realizadas por mulheres e espalhavam o pensamento de Hildegard sobre a compreensão das escrituras ao tratar questões de natureza humana com sólida espiritualidade, propriedade e abrangência.

Sobre as obras

Com direção musical de Mara Campos, o grupo apresenta duas músicas ligadas ao sagrado feminino e com mesmo nome: Ave Generosa.

O hino mariano de Hildegard exalta a maternidade representada pela jovem Maria, escolhida para a divina concepção de Jesus Cristo. Já a segunda obra apresentada é de Ola Gjeilo, um dos mais apreciados compositores da atualidade por sua identificação com a voz humana em música.
Serviço: homenagem on-line ao Dia da Mães com o Coro da Camerata
Data: domingo (9/5), às 11h
Facebook da Fundação Cultural de Curitiba: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
Facebook da Capela Santa Maria: https://www.facebook.com/santa.maria.capela
Youtube Curitiba Arte Icac: https://www.youtube.com/channel/UCaJduHAim7R7bGOqaAZi8gA