Notícias

25 jun

Curitiba a cidade do Canto Coral homenageia Roberto de Regina

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
10673

O prefeito de Curitiba Rafael Greca prestigiou, na tarde deste sábado (24), na Capela Santa Maria, o lançamento do livro “Memórias de Um Sargento de Malícias – Vida e Obra”, do maestro Roberto de Regina, que junto a cravista Ingrid Seraphim, fundou, em 1974, a Camerata Antíqua de Curitiba, formada por Coro e Orquestra. O prefeito relembrou alguns momentos da trajetória internacional da Camerata. “Esse encontro me faz relembrar momentos importantes da Camerata com o maestro Roberto de Regina, como o concerto na Ópera de Florença, o concerto no Palazzo Santacroce e na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, o concerto com obras do compositor Padre Luís Álvares Pinto nas comemorações dos 500 Anos do Brasil, em Porto Seguro (BA) e a apresentação em Washington, nos Estados Unidos. A Camerata Antíqua de Curitiba, Coro e Orquestra e seu maestro, o nonagenário, Roberto de Regina são o Patrimônio Histórico dessa cidade”, disse o prefeito.
O lançamento do livro fez parte da II Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, que homenageou Roberto de Regina. “Eu senti a emoção de todos nas várias apresentações. A gente plantou a semente, mas outras pessoas regaram e alimentaram a semente. É um organismo que foi crescendo naturalmente, não só incentivado pelo prazer da música, pela qualidade da música, mas também pelo povo daqui que é muito musical e que preza tanto essas atividades, aqui as coisas acontecem”, elogia o maestro. Sobre o livro, Roberto de Regina conta que aprendeu música com vários compositores Bach (Johann Sebastian Bach 1685-1750), Scarlatti (Domenico Scarlatti 1685-1757), mas quem me ensinou as malícias foi Janequin (compostiro renascentista francês, Clément Janequin 1485- 1558), um homem especial, compositor incrível, a música dele parece que foi arranjada hoje, mas não, era assim que ela soava há quase 600 anos”, recorda o maestro.
Após o lançamento o maestro Roberto de Regina assistiu, ao lado do prefeito Rafael Greca e da cravista Ingrid Seraphin, a apresentação dos coralistas participantes do Nosso Canto, um projeto que começou em 1998, na Regional Boqueirão, com o coralista e chefe de núcleo da Fundação Cultural de Curitiba, Eli Siliprandi. O projeto promove o canto coral com aulas gratuitas,nos dez núcleos da Fundação. “Prá mim é uma realização imensa ver tanta gente reunida fazendo o mesmo tipo de música, com a mesma mentalidade, na mesma frequência, na mesma sintonia, uma sonoridade incrível , estou regozijante”, comemora Eli
A cravista Ingrid Seraphin estava muito feliz com as comemorações dos 43 anos da Camerata Antíqua com a Semana de Canto Coral. “Olhando para trás, eu vejo que tudo valeu a pena. Fico muito feliz em ver que a Fundação está sempre à frente. O entusiasmo é muito grande. Começou pequeno foi aumentando a cada ano, fazendo de Curitiba um centro cultural, um patrimônio cultural”, relembra a cravista.
A Semana é promovida pela Fundação Cultural e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). Para o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza o Canto Coral já é um sucesso. “A tendência é que cresça a cada ano e seja mais intenso. É uma mistura de grupos que já têm uma tradição, uma trajetória e um mérito reconhecido com os grupos emergentes, especialmente os das regionais, através do projeto Nosso Canto. É muito bonito de ver, é um momento de júbilo”, comemora o diretor.
O diretor do Icac, Marino Galvão Jr disse que o movimento do canto coral é muito forte em Curitiba. “Nós temos a presença de vários coros universitários, infantis, sociais, comunitários, étnicos e, neste ano, conseguimos reunir uma diversidade maior de coros, fazendo encontro de coro infantil e coro adulto, de coro étnico com o coro da Camerata Antíqua que é referencia internacional, o movimento está ganhando força e está usando a sua vocação de movimento agregador  para colocar todo mundo no mesmo palco”, avalia.
Palco do Espaço Cultural Capela Santa Maria, que reuniu 400 vozes neste sábado, sob a regência de Roberto de Regina e Mara Campos, atual regente do Coro da Camerata.
A regente do Coral Curumin, Joyce Todeschini elogiou a iniciativa da Fundação Cultural e do Icac. “É muito enriquecedor. É uma iniciativa rara a gente poder conhecer outros trabalhos e ver que o movimento coral está crescendo em Curitiba e reunindo tantos grupos de tão boa qualidade. O Icac e a Fundação Cultural estão de parabéns”, comenta a regente.
A 2ª Semana do Canto Coral termina neste domingo (25), com mais apresentações de grupos corais curitibanos. Durante a semana, cerca de 30 corais realizaram 33 concertos e mais de mil coralistas passaram pelo palco da Capela Santa Maria.

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto, a superintendente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, o diretor administrativo e financeiro da FCC, Cristiano Morrissy, a coordenadora de núcleos regionais, Angelina Balaguer e a coordenadora de projetos especiais, Janine Malanski.

Serviço:
II Semana de Canto Coral
25 de Junho (Domingo)
16h às 18h – PALESTRA O Canto e a Voz na Educação Musical
Enny Parejo (São Paulo)
Entrada franca

A partir das 19 horas, apresentações dos coros
Coro Itálico Centro di Cultura Italiana
Regência Anderson Ombrellino (PR) Piano Flávius Alberto Meschke (PR)
Vocal Brasileirão
Regência e Violão Vicente Ribeiro (PR) Regente Assistente Reginaldo Nascimento (PR), Piano Fábio Cardoso (PR)
Canarinhos de Campo Largo
Regência Théo de Petrus (PR)
Mostra de Coral das Oficinas Integradas
Repertório e Regência Coral Mara Campos (SP) Técnica Vocal Lúcia Passos (RS) Canto em Cena Reynaldo Puebla (Argentina/Brasil, SP) e Ana Abe (SP)
Coral Champagnat
Regência Rosemeri Paese (PR) Assistente de Regência Netto Martins (PR)
Piano Davi Sartori (SP/PR)
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
Regência Mara Campos (SP) Violino Ricardo Molter (PR) Violoncelo Estela de Castro (PR) Piano Clenice Ortigara (PR) Percussão Vina Lacerda (PR)
Obra de Encerramento com participação de todos os coros
Regência Mara Campos (SP) Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) Agnus Dei (da Missa Dilígite)
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro
Fone: 3321-2840