Notícias

17 abr

Curitiba celebra a Paixão de Cristo com Camerata Antiqua de Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
guadalupe

A Paixão Segundo São Mateus, a mais importante obra de Johann Sebastian Bach emocionou os fiéis que lotaram o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe para celebrar a Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (14). A designer Karine Kavamura estava com a filha de 4 anos, considera que a apresentação gratuita é muito boa para a comunidade. “Eu gosto muito de música, e aproveitei para trazer minha filha. Mas não imaginei que estaria tão cheio, acho que por ser gratuito traz mais gente, isso é muito bom”. A vendedora Luci Taborda também veio com as filhas Ana Clara (10) e Ana Lucia (15). “Vim pelo amor a Jesus, mas amei o concerto. Valeu a pena esperar”.

A obra foi apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra e Coros e o Coro Infantojuvenil Papo Coral, com regência do maestro Abel Rocha, de São Paulo. “Foi a partir dessa obra descoberta por Mendelssohn, na metade do século XIX, que passamos a conhecer a obra de Bach e, desde então, a música de Bach tem sido a grande música universal”, explica o maestro.

O professor de filosofia Kleiton Jequelin (34) contou que não conhecia a Camerata e ficou surpreso com o concerto. “Ouvir a narração da paixão de uma maneira diferente é sempre gratificante. Não conhecia a Camerata, e o grupo é surpreendente, realmente a música tocada dessa maneira eleva o espírito de verdade”.

A abertura do concerto foi feita pelo anfitrião, padre Reginaldo Manzotti e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “A execução da Paixão Segundo São Mateus, de Bach é o começo das comemorações, em Curitiba, dos 500 anos da Reforma Protestante. Poucas cidades no Brasil têm Coro e Orquestra com 125 músicos capazes de executar essa obra”, disse o prefeito.

O padre Reginaldo Manzotti destacou a importância da descoberta do compositor alemão Mendelssohn. “Ele reapresenta a grande obra de Bach, composta no século XVIII para duas orquestras, três coros, dois adultos e um Infantil e seis solistas. Uma obra grandiosa, descoberta pela sensibilidade do maestro Mendelssohn”, disse o padre.

Antonia Pinotti Vonhartenthal (12) integrante do Papo Coral fala da alegria em participar desse momento. “É muito enriquecedor culturalmente e fico muito feliz em viver essa experiência.” Júlia Alexandre Sagin (23), Regente Auxiliar do Papo Coral, destaca a importância da apresentação da obra de Bach. “Essa obra é muito importante na história da música. É uma honra poder participar desse momento, junto com a Camerata Antiqua, uma orquestra muito importante para Curitiba”.

A apresentação da Paixão Segundo São Mateus, em Curitiba tem a participação dos solistas Bruno Spadoni (PR), que representou Jesus, Rosana Lamosa (RJ), Paulo Mestre (PR), Miguel Geraldi (SP), Daniele Oliveira (PR/MS) e Norbert Steidl (Áustria) e do ator Emílio Pitta que faz a narração no papel do Evangelista. “Celebrar faz parte da nossa vida. Devemos celebrar sempre o amor que Cristo deixou em cada um de nós. É um prazer imenso estar junto com a Camerata Antiqua, os coros, o padre Reginaldo e o prefeito Rafael Greca, neste Santuário, narrando está grande obra”.