Notícias

13 abr

Curitiba Lê completa 11 anos em modo virtual

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
ctbale

O lançamento de um podcast, de um sarau literário com textos de novos autores e um desafio literário de aniversário estão entre as atrações da Semana Curitiba Lê, a partir desta segunda-feira (12/4). O evento celebrará os 11 anos do programa, concebido pela Fundação Cultural de Curitiba para promover a leitura e a formação de leitores.

Oficinas, palestras, bate-papos e momentos de leitura ao vivo e gravados também farão parte da programação, que será inteiramente grátis e contará com a participação da equipe de mediadores das 17 Casas de Leitura mantidas pelo órgão, além de convidados. Haverá atividades abertas e outras acessíveis por meio de inscrição antecipada.

A intenção do evento é lembrar a data – que antes da pandemia era marcada por lançamentos, bate-papos presenciais com autores e flashmobs – e manter o público em casa, protegido do novo coronavírus. Para isso, poderá ser acompanhada pelo Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e pelas redes sociais dos parceiros do evento.

O mediador Ali Freyer abrirá as atividades com a leitura de um poema no domingo (11/4), às 18h. Na segunda-feira (12/4), às 10h, ele apresentará as atividades da semana.

Oficina de mediação e Dante
Uma oficina formadora de mediadores de leitura está entre os destaques das atrações. Nesta segunda-feira (12/4), das 13h às 17h, será o primeiro dos três encontros pelo Google Meet. Os demais acontecerão nos dias 23 (sexta-feira) e 28 (quarta-feira), sempre no mesmo horário. São dez vagas por dia para professores, estudantes, bibliotecários e o público interessado em aprender técnicas da leitura dramática capaz de prender a atenção de adultos e crianças.

Na mesma data, às 20h, o poeta gaúcho Ronald Augusto, conhecedor da obra de Dante Alighieri, fala sobre O trágico e o cortês na linguagem de Dante, o poeta-pensador. A obra que imortalizou o autor, A Divina Comédia, escrita há 700 anos, foi a mais acessada no aplicativo Curitiba Lê Digital – a biblioteca virtual do programa Curitiba Lê e que foi lançada há pouco menos de um ano.
Literatura indígena e autor prata da casa

Na terça-feira (13/4), no Facebook da Fundação Cultural, um vídeo com o mediador de leitura Thiago Correa destacará os 25 anos da carreira de escritor Daniel Munduruku, um dos pioneiros da literatura indígena brasileira.

A programação do dia termina com um bate-papo ao vivo com o escritor curitibano Lucas Buchile, conduzido pela mediadora de leitura Diamila Medeiros. A conversa será transmitida pelo Instagram da Pinguim Produções. Na pauta, os processos de criação literária e sua influência sobre o comportamento dos leitores de acordo com a percepção de cada um.

Quarta-feira recheada de atividades
Às 10h da quarta-feira (14/4), no Facebook da Fundação Cultural, nasce o podcast do Curitiba Lê.

“Será o nosso programa quinzenal com leituras de contos e poemas, discussões sobre literatura, bate-papos, entre tantas outras possibilidades dentro do universo literário”, explica a coordenadora de Literatura do órgão, Mariane Torres.

Às 15h, também pelo Facebook da Fundação, será a vez da Hora do Conto. A contação-surpresa será conduzida pela mediadora de leitura Sueelem Witsmiszyn e é indicada para todos os públicos.

“Vai ser uma atividade diferente, para reunir toda a família diante da telinha do computador ou do smartphone”, adianta.

Às 20h, ao vivo, será a vez do público acompanhar o bate-papo com o escritor e tradutor Rodrigo Garcia Lopes. Ele falará sobre o processo criativo durante a pandemia, seu lançamento mais recente (O Enigma das Ondas). A atividade será conduzida pela escritora e professora de Oficinas Literárias Mônica Prado Berger.
Galeano e o app Curitiba Lê

Autor de As Veias abertas da América Latina, o falecido escritor uruguaio Eduardo Galeano terá microcontos de outras obras suas lidos às 15h de quinta-feira (15/4). A apresentação ficará a cargo do mediador de leitura Francisco Lobo. O encontro virtual será pelo Google Meet, com inscrição antecipada. São oferecidas 30 vagas.

A programação será retomada às 18h, com a apresentação e leitura de textos com a mediadora Ana Vaz. Para a atividade, ela escolheu um texto disponível no app Curitiba Lê, que será o assunto da programação a seguir. Às 19h, os títulos mais lidos da plataforma serão apresentados ao público.

A quinta-feira (15/4) termina com com um bate-papo, às 20h, entre o escritor Alexandre França e o mediador Ali Freyer. O assunto será a produção literária e as diversas linguagens artísticas – como o teatro e a música. Para acompanhar, basta se conectar no Instagram da Pinguim Produções.
Desafio de aniversário

Dia do aniversário do programa, a sexta-feira (16/4) amanhecerá nas redes sociais com um desafio aos leitores. Eles deverão publicar nas redes sociais uma foto com o seu livro preferido usando a hashtag #curitibalê11anos e @fcccuritiba.

Às 15h, será a vez da Hora do Conto, no Facebook da Fundação Cultural, com a mediadora Alana Albinati, e às 19h, a estreia do Sarau Digital, nos canais do projeto Leituras Urbanas. As leituras terão, ao fundo, o violino de Vítor Andrade.

O bate-papo ao vivo O que resta de poesia, com a autora Luci Collin, encerra a programação de sexta-feira (16/4). Conduzido pela escritora, editora e tradutora Iamni, o encontro vai abordar a produção e a leitura de poesia na atualidade. A atividade começa às 20h, no Instagram da Pinguim Produções, e é uma parceria com o projeto Novas Leituras Curitibanas.

A programação se encerra no domingo (18/4), com uma homenagem em vídeo conduzida pela mediadora Kely Medeiros. Às 14h, no Facebook da Fundação Cultural, ela fará a leitura do poema Bem no fundo, do curitibano Paulo Leminski.

Serviço: 11 anos do Programa Curitiba Lê

Programação de aniversário (grátis)

Detalhes sobre datas, horários e canais das atividades no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba