Notícias

5 abr

Cursos da Casa Hoffmann estão com as inscrições abertas

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
danca foto cido marques

Abril chega com uma intensa programação na Casa Hoffmann. O Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultura de Curitiba promete não deixar ninguém parado no mês da dança. Oficinas, cursos e residência, de 11 a 29 de abril, conduzidos por profissionais brasileiros e estrangeiros, vão ocupar o espaço. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

São cinco oficinas de destaque que contam com temas variados para o incentivo à dança. “A programação foi organizada pensando na diversidade, o leque da dança é imenso, mesmo na contemporânea. Cada uma das oficinas aborda uma área, corpos modificados, alteridade, poética do movimento e metódico atenção máximo”, explica a coordenadora de dança Carmen Jorge.

Não é necessário ter conhecimento prévio, a maioria dos cursos são ofertados para artistas, estudantes e pessoas interessadas. “Pensamos em cursos que todos poderão usufruir, desde principiantes até os artistas profissionais. A contemporânea traz essa forma, ela é aberta o que tornou mais democrática a área”, afirma Carmen.

Programação
No dia 10 de abril, o professor Princesa Ricardo Marinelli abre a agenda do mês da dança. A proposta é dedicar tempo e atenção para as estranhezas e particularidades que fazem os corpos, com ‘Dança Estranha’. Já a professora Barsha, desenvolve em encontros até outubro, um estudo sobre as “Danças Sagradas” de George Gurdjieff.

De São Paulo, Christine Greiner vem a Curitiba nos dias 13,14 e 15 de abril, para ministrar o curso ‘O desafio da alteridade, estudo sobre filosofia política, neurociência e arte’. Greiner é professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais.

Internacional
Em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, ponto alto da programação é a oficina com a americana Abbey Yager. Integrante da Companhia da Trisha Brown de 1995 a 2002, atualmente está no corpo docente do American Dance Festival desde 2003 e é professora Associada e Diretora Assistente de Dança Contemporânea na Escola de Artes da Universidade da Carolina do Norte.

A oficina, que acontece de 22 a 26 de abril, investiga o movimento de dentro para fora funcionando como um laboratório de movimento que cultiva a percepção individual dentro de um ambiente estruturado.  

Apresentações
O mês da dança será comemorado com apresentações nos dias 27, 28 e 29, resultado do trabalho realizado na Residência: Fazer tempo, criar espaço, dançar junto com a baiana Morena Nascimento.

Apenas para artistas que tenham prévia experiência, a baiana Morena Nascimento, propõe um estudo imersivo e intensivo do movimento a partir da relação música-dança-espaço. O encontro acontece de 15 a 19 de abril.

“As apresentações abertas no Largo da Ordem vêm reforçar a revitalização do Centro Histórico e chamar atenção da pra Casa Hoffmann. Queremos que cada vez mais as pessoas possam aproveitar o espaço, o que nos ajuda a criar uma plateia crítica”, conclui Carmen Jorge.


Serviço

Veja toda a programação no link: https://bit.ly/2VmygqF
Inscrições e mais informações pelo email: [email protected]
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)

APRESENTAÇÕES | DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
27,28 e 29/04/2019
Apresentações externas do resultado da Montagem de Morena Nascimento nas imediações do Largo da Ordem
Horários: 17h e 19h. Gratuita.