Notícias

30 nov

Fernando Morais e Mary Del Priori fecham a série Diálogos Contemporâneos

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana

O Espaço Cultural Capela Santa Maria recebe as duas últimas conferências gratuitas do evento literário Diálogos Contemporâneos. Nesta segunda-feira (29/11), às 19h, o jornalista e escritor Fernando Morais fala sobre Guerras Culturais – Corações e Mentes em Tempos de Fake News, Negacionismo e Pós-verdade. Na terça-feira (30/11), Mary Del Priori fecha a série com o tema A Construção da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira, também às 19h.

Autor dos clássicos Chatô: O Rei do Brasil, Olga, A Ilha e Corações Sujos, Morais vendeu 2 milhões de livros em mais de 30 países e neste mês lançou a primeira parte da biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, Volume 1.  Na conferência, vai falar sobre o futuro e o jornalismo nos dias atuais, as mudanças na formação e atuação dos jornalistas, redes sociais, extremismo político e o vínculo entre jornalismo e literatura.

Sobre o combate às fake News, ele é claro. “É muito fácil combater, basta criminalizar. Há uma dificuldade com o WhatsApp, baseado na criptografia, um sistema para proteger teoricamente o usuário, mas que cria problemas graves. Por conta disso muitos crimes são cometidos. É preciso distinguir a diferença entre garantir o sigilo de sua fonte como jornalista e garantir o sigilo de um criminoso. É um problema mais técnico do que jurídico”, afirma.

Na terça-feira, Mary Del Priori fecha os Diálogos Contemporâneos com o tema A Construção da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira.

“A cada duas horas uma mulher é assassinada. Hoje mesmo, quantas terão sido perseguidas, interpeladas verbalmente, insultadas, agredidas? Quantas delas fazem parte de seu círculo de amigas ou parentes? Em todo canto, mulheres vivem em alerta. Prestam atenção ao que vestir, a como falar, como responder, sorrir ou andar, que atitude tomar, que mensagem enviar. Acelerar o passo, fingir que está ao celular, não fazer contato visual, gritar, não gritar – todas essas são preocupações que revelam o temor feminino na rua, dentro de um carro, num escritório vazio ou num elevador”, aponta a escritora.

Diálogos Contemporâneos

Com produção local de Aurea Leminski e Manoela Leão e direção geral de Nilson Rodrigues, o evento literário tem uma série com dez conferências realizadas no Espaço Cultural Capela Santa Maria. As palestras também serão transmitidas ao vivo pelo Youtube com intérprete de Língua Brasileira de Sinais.

Dez escritores e jornalistas brasileiros fizerem parte da jornada na cidade, iniciada no dia 18 de outubro. Com temas variados, participaram também do projeto Elisa Lucinda, Xico Sá, Fabrício Carpinejar, Sérgio Vaz , Renato Janine Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Prata e Tereza Cruvinel.

Serviço: Diálogos Contemporâneos

Data: segunda-feira (29/11), às 19h, com Fernando Morais. Terça-feira (30/11), às 19h, Mary Del Priori
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Entrada grátis