Notícias

27 nov

Festival reúne filmes feitos pelos países integrantes do BRICS

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00284906

O Cine Passeio recebe o BRICS – Film Festival – Festival de Cinema da Bienal Internacional de Arte de Curitiba. De quinta-feira (28/11) a 4 de dezembro, dez produções do Brasil, da Rússia, Índia, China e África do Sul – países membros do bloco de cooperação – vão ser exibidas.

As sessões serão às 20h, com entrada gratuita. A curadora Denize Araújo, professora universitária PHD em cinema, selecionou cinco curtas e cinco longas-metragens com o tema Memória e Homenagem.

Os filmes são formas de estreitar os diálogos entre países de culturas diferentes, um dos temas da bienal deste ano. As sessões serão seguidas de debates com convidados especiais.

O documentário Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), de Marcelo Masagão, inicia o festival nesta quinta-feira (28/11). Masagão reconta toda a trajetória da humanidade, a partir de imagens de arquivos dos principais eventos que marcaram a sociedade. O cineasta estará na sessão de abertura do festival.

Na sexta-feira (29/11), o dia será reservado às sessões dos curtas-metragens O Encontro (2002), de Marcos Jorge; Photographs from Family Archive (2016), de Svetlana Pozharskaya; Misra Natak Company (2018), de Prakhar Vishwani; Dissociative Conection (2018), de Wong Chung Yan; e The Body, de Siyabonga Mbele.

Outros quatros longas também ganham as telas do Cine Passeio. São os filmes Inverso Mundus, dos russos do coletivo artístico AES+F (30/11); Ame quem você Ama (1/12), da sul-africana Jenna Bass; Neighbors (3/12), do chinês Jia Zhangke; e a produção indiana Cinemawala (4/12), de Kaushik Ganguly, que encerra o festival.

Animações para crianças

Mais atividades complementam esta edição do BRICS – Film Festival. Neste domingo (1/12), o curador Alexandre Juruena, diretor do festival internacional Anim!Arte, prepara uma mostra especial de animações ao público infantil, o BRICS Kids. A mostra acontece na Sala Valêncio Xavier e após as sessões será realizado um bate-papo com o público.

Confira aqui toda a programação e horários do BRICS – Film Festival – Festival da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

 

Serviço: BRICS – Film Festival

Data: de 28/11 a 4/12
Horário: 20h – sessões de curtas e longas-metragens
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Entrada gratuita