Notícias

8 abr

Grandes nomes da literatura se encontram na Semana Curitiba Lê

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
maria valeria rezende

Grandes nomes da literatura brasileira vão se encontrar para discussões sobre incentivo à leitura na Semana Curitiba Lê, que começou nesta segunda (8/4) e vai até sexta-feira (12/4). São oficinas literárias, palestras, rodas de leitura, mesas-redondas, contação de histórias e atividades variadas para todas as idades, gratuitas, em comemoração aos nove anos do programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural.

O destaque da programação são as palestras com personalidades do meio literário nacional, sempre às 19h, na Capela Santa Maria. Entre elas está a escritora Maria Valéria Rezende, que faz o pré-lançamento do seu novo romance, Carta à Rainha Louca. Já Rosana de Mont’Alverne Neto discute a censura no livro infantil e José Castello promoverá uma roda de leitura.

Estão previstos ainda outros eventos, como cursos gratuitos sobre temas diversos e rodas de leitura, contação de histórias e varal literário nas Casas da Leitura das dez Regionais Administrativas da cidade.

Debates

Abre a programação, nesta segunda-feira (8/4), o debate O Direito à Literatura: a Censura do Livro Infantil na Contemporaneidade. A censura à literatura infantil é um velho fantasma que volta à cena contemporânea e a palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos e apresentar pontos para reflexão e debate.

Em parceria com o Litercultura, a Semana promove na terça-feira (9/4) uma roda de leitura com José Castello e leitores inscritos no momento, a partir do tema do próximo Litercultura (Fronteiras). Outra ação literária está prevista para ocorrer na quinta-feira (11/4), com a mesa-redonda sobre Ações de Leitura e Formação para o Sensível, com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein.

Ponto alto da programação é o pré-lançamento do romance Carta à Rainha Louca, da escritora Maria Valéria Rezende. A autora ministra a palestra Leitura: Caminho Aberto para Vários Mundos. Nela fala de sua vivência, que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores.

Maria Valéria, 77 anos, estreou na literatura em 2001, com o livro Vasto Mundo. Ganhou os prêmios Jabuti de 2009, 2013 e 2015, com livros nas categorias infantil, juvenil e romance. A obra Quarenta Dias foi considerada Livro do Ano de Ficção em 2015. O livro Outros Cantos ganhou em 2017 o Prémio Casa de las Américas.

Flash Mob

Para terminar a Semana, haverá um encontro com o objetivo de incentivar a leitura, o flash mob O Leitor, na sexta-feira (12/4), das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa – uma intervenção urbana do Programa Curitiba Lê, com o intuito de ocupar parte da rua com um grande número de leitores. Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.

Uma das recomendações é que em momento algum os participantes assumam que o evento foi previamente programado e que se chama flash mob, para não comprometer o efeito da ação.

Programa

Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba, o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Atualmente, conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa também promove, junto à comunidade, rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.

 

Serviço: Semana Curitiba Lê 9 Anos

Programação da Capela Santa Maria:

8/4 – Palestra: O Direito à Literatura: A censura do livro infantil na contemporaneidade, com Rosana de Mont’Alverne Neto (MG)

9/4 – Palco da Leitura, com José Castello

10/4 – Palestra e pré-lançamento do romance Carta à Rainha Louca, com Maria Valéria Rezende (PB)

11/4 – Mesa-redonda: Ações de leitura e formação para o sensivel: ou como resistir às adversidades, com Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein

Entrada gratuita

Flash mob O Leitor
Data: sexta-feira (12/4)
Horário: das 16h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa

Evento gratuito

 

Veja aqui a programação completa

Inscrições para as oficinas neste link

Inscrições para a programação especial neste link