Notícias

3 set

Grupo Brasileiro completa cinco anos e soma vozes aos principais coros da cidade

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
grupo brasileiro foto Cido Marques

O grupo Brasileiro, do Conservatório de MPB de Curitiba, está comemorando cinco anos de formação. Com direção cênica de Milton Karam e direção musical de Helena Bel, o grupo formado por 15 jovens cantores surgiu em 2016 para somar vozes aos demais coros do conservatório: Coral Brasileirinho, composto por crianças, e o Vocal Brasileirão, por adultos.

“A energia que os jovens trazem ao grupo é intensa. Eles querem participar do trabalho, são mais críticos, ativos e geradores de ideias. Isso é visível tanto na qualidade musical do grupo, como na expressão artística”, comentou a diretora musical.

Trajetória
Nesses cinco anos foram diversos projetos entre os quais três espetáculos musicais: Pixains e Cabeludos (2017), Palavras (2018) e Mais Palavras (2019). Em todos eles o repertório uniu clássicos da MPB.

Os shows foram apresentados também em festivais e encontros, como Festival Lux Mundi – Arte Colaborativa do Curso de Música Universidade Federal do Paraná, a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e a 38ª Semana Literário e Feira do Livro, também da UFPR.

As conquistas foram comemoradas pela diretora musical. “Esses cinco anos de grupo mostram o amadurecimento musical que esses jovens já têm. Não são marinheiros de primeira viagem, a maioria já esteve no Coral Brasileirinho e trouxe essa experiência para o Brasileiro”, disse Helena Bel.

Videoclipes
Com a pandemia o Grupo Brasileiro seguiu a linha das produções digitais e realizou ou participou de seis videoclipes. Destaque para a primeira gravação em julho de 2020, A Violeira, de Tom Jobim e Chico Buarque, que já chega a mil visualizações, seguidas por Meditação e Barato Total, ambas de Gilberto Gi,l e Nós Amamos Tanto Aquela Luz.

Também participaram de duas gravações em conjunto com os grupos do Conservatório. Quando o Natal Chegar, de Luiz Barcos e Carlos Levy, com integrantes do Coral Brasileirinho, e da grande produção em homenagem a João Lopes, ao lado de integrantes do Vocal Brasileirão e professores do Conservatório de MPB.

Composição
Atualmente o grupo é composto pelas sopranos Cecília Carollo, Flavia Sarturi, Giulia Gaio, Júlia Oliveira e Maria Clara Moro; pelos contraltos Aldine Copetti, Ana Paula Parodi, Brianna Carmali, Cristina Martins e Luana Karam; pelos tenores Arthur Xavier e Igor Loureiro; e os barítonos Gabriel Vieira, Guilherme Poletto e Joaquim Costa.

Acesse aos videoclipes do Grupo Brasileiro durante a pandemia no Canal Curitiba Arte ICAC: https://bit.ly/3kP2noF