Notícias

8 abr

Luto por Roberto Innocente

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
roberto innocente
O Instituto Curitiba de Arte e Cultura e Camerata Antiqua de Curitiba lamentam a morte do ator, diretor cênico e dramaturgo Roberto Innocente. Ele faleceu nesta quarta-feira (07/4), no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Ele tinha 63 anos, estava em plena atividade e é mais uma vítima da covid-19.
Nascido em Pádua, na Itália, Roberto iniciou sua carreira em 1987, na Academia Veneta dello Spettacolo. Aluno de nomes das artes cênicas como Checco Rissone, Dario Fo, Nico Pepe e Carlo Boso, veio ao Brasil em 2005. Na ocasião, atendia ao convite do então regente da Orquestra Sinfônica do Paraná, Alessandro Sangiorgi, para uma montagem operística, e ficar na cidade. Aqui deixa os filhos Fernando e Marisa.
Ao lado de Ana Rosa Tezza e Cléber Pereira Borges, criou o grupo de teatro Arte da Comédia e desenvolveu uma série de trabalhos. Entre eles, estabeleceu uma profícua parceria com o coro da Camerata Antiqua de Curitiba.
A primeira vez em 2007, quando dirigiu um trabalho em homenagem aos 300 anos do nascimento de Carlo Goldoni (1707-1793). O trabalho foi uma árdua pesquisa de Roberto para adaptar para a dramaturgia, obras musicais de alguns compositores que musicaram os textos de Goldoni, como: Franz Joseph Haydn e Antonio Vivaldi. O concerto teve a direção musical de Wagner Politchuk, direção do coro Helma Haller e contou com a participação especial do ator Luis Melo.
O segundo momento de Roberto frente ao Coro da Camerata foi em 2016, quando dirigiu cenicamente uma Comédia Madrigalesca, La Barca di Venezia per Padova do compositor italiano Adriano Banchieri (1568 — 1634). Com direção musical da maestrina Mara Campos, essa obra foi reapresentada em 2017 durante o Festival de Ópera do Paraná, no Auditório Salvador de Ferrante.
Roberto era um profundo conhecedor dos movimentos artísticos no teatro e na música que ocorriam na Itália nos séculos XVI e XVII, principalmente a Commedia dell’arte, a qual sempre incorporou com maestria ao trabalho do Coro da Camerata.
Artista talentoso, recebeu diversos prêmios. Entre eles se destaca o troféu Gralha Azul de melhor direção da peça “Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem”, em 2008.
Roberto Innocente será cremado nesta quinta-feira (08/4), em horário a ser informado, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo.