Notícias

30 nov

Memorial Paranista tem oficina artística para idosos celebrarem memórias

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00330031

O Liceu das Artes do Memorial Paranista oferecerá diferentes oficinas neste mês de dezembro. Uma delas é destinada especialmente para pessoas acima de 60 anos, centrada em memórias e imagens afetivas. As outras duas, também novidades na programação do espaço da Fundação Cultural de Curitiba dentro do Parque São Lourenço, são destinadas às famílias. (programação abaixo).

As inscrições são de graça e começam nesta quarta-feira (1/12) pela plataforma Sympla, com vagas limitadas. Para as oficinas, a equipe do Memorial disponibiliza os materiais para as atividades.

A oficina Imagens Afetivas será feita em dois encontros. No primeiro, no dia 8 de dezembro, haverá uma conversa entre os mediadores com os participantes e dos participantes entre si, que então poderão andar pelo memorial e fazer registros fotográficos daquilo que acharem interessante.

A primeira parte da oficina serve para ativar novas memórias e experiências nos participantes. No segundo dia será feito a confecção de pequenos livros de memória, relacionado as percepções dos participantes sobre memórias com as experiências no local.

A ideia de uma oficina destinada a idosos foge um pouco do roteiro mais comum das oficinas do Memorial, que envolvem mais atividades para crianças e famílias. A escolha por fazer essa oficina inédita é atrair públicos de diferentes idades para as ações educativas do espaço.

Arte em família

Antes da oficina para os idosos, no dia 4, acontecerá uma mini-oficina de escultura em família, com grupos de até quatro pessoas que vão aprender técnicas básicas de modelagem em argila. O artista João Turin, a quem é dedicado o Memorial Paranista, também usava argila em suas obras, muitas das quais estão expostas no local.

No dia 11 de dezembro, haverá ainda uma outra oficina em família, dessa vez envolvendo colagem com materiais orgânicos.

As oficinas irão respeitar as regras sanitárias e os decretos municipais de combate à  covid-19. Será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento. O limite de capacidade respeitará decreto municipal vigente no momento da oficina.

OFICINA DE ESCULTURA EM FAMÍLIA
Dia 4 – 10h30 às 12h30
Dia 4 – 14h30 às 16h30

OFICINA IMAGENS AFETIVAS 60+ 
Dia 8 – 10h30
Dia 9 – 12h30

OFICINA DE COLAGEM COM MATERIAIS ORGÂNICOS EM FAMÍLIA
Dia 11 – 10h30 às 12h30
Dia 11 – 14h30 às 16h30

Endereço: Memorial Paranista do Parque São Lourenço  (Rua Mateus Leme, 4.700)