Notícias

16 jul

Não sabe o que ler? Casa de Leitura dá sugestões

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Casa de Leitura Walmor Marcelino, no Sítio Cercado, tem 6,6 mil livros em suas estantes.
Foto: Divulgação

Casa de Leitura Walmor Marcelino, no Sítio Cercado, tem 6,6 mil livros em suas estantes. São obras para todos os gostos e idades. Em meio à tanta opção, vez ou outra pode ser intimidador escolher por onde começar.
Por isso, a equipe da Casa faz, semanalmente, uma seleção de sugestões temática de livros para facilitar a vida dos mais indecisos e incentivar a leitura. Os escolhidos compõem dois expositores e ficam à mão dos usuários mais apressados ou ainda menos íntimos com as páginas da literatura.
Afinal, se não dá para julgar um livro pela capa, também não se pode negar o encanto à primeira vista acontece.

Seleção para crianças e adolescentes

Na última semana, a seleção, feita pelo analista administrativo da Casa de Leitura, Leandro Aristeu colocou no expositor infantil, o tema era “Papo de Jacaré”, em que os protagonistas são os répteis. No expositor para obras infanto-juvenis, o tema foi “Livros de contos populares de quatro cantos do mundo”, convidando os leitores para uma viagem pelo mundo por meio de contos e fábulas contados em diversos países. “Toda semana criamos uma seleção diferente para o público e fica o convite para se aventurarem nessas leituras”, diz Aristeu.

A leitura pode ser feita na própria casa de leitura ou os livros podem ser emprestados, mediante cadastro prévio.
Como exemplo, seguem duas obras expostas em cada seleção:

Estante Infanto-Juvenil – Livros de contos populares de quatro cantos do mundo

Ulomma – A casa da beleza e outros contos (Sumbay Nkeechi)
Coletânea de contos da tradição oral africana. Algumas histórias são conhecidas, em versões ligeiramente modificadas, como a da tartaruga que queria participar de uma festa no céu. Todas trazem ensinamentos e oferecem elementos importantes para o resgate da história e da cultura africanas.

50 Fábulas da China Fabulosa (Organização e Tradução Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz)
Reúne fábulas de vários períodos da civilização chinesa, compostas em diversos períodos históricos e em diversas dinastias por autores que eram também poetas, mandarins, historiadores – sábios em geral. Muitas delas espelham o momento histórico e as preocupações da época em que foram escritos.

Estante infantil –  Papo de Jacaré

O Vale dos Jacarés Eletrizantes e outras histórias (Maria do Rosário Gomes Queiroz)
No Vale dos jacarés eletrizantes acontecem histórias incríveis, como a do lago que abrigava um jacaré super diferente. E a da Nina, a vaca malhada com um talento que ninguém sabia. Também tem a história da formiguinha que queria ser cantora.

História de Jacaré (Clara Rosa Cruz Gomes)
Como é a vida dos jacarés? Nesse livro, a criançada vai descobrir que eles são parentes distantes dos antigos dinossauros e enfrentam grandes problemas nos dias de hoje: os caçadores e a poluição.

Serviço

Casa de Leitura Walmor Marcelino
Rua Lupianópolis, 750, Casa 12, Vila Tecnológica, Sítio Cercado
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30.