Notícias

24 jul

O Serra Acima Trio lança seu primeiro CD em show no Paiol

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
viola

Como parte da programação do Paiol Musical, o Serra Acima Trio se apresenta nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/7), às 20h, no Teatro do Paiol. O trio curitibano de viola caipira lança seu primeiro CD com a participação de convidados ilustres como Rogério Gulin, Victor Gulin, Fernando Degui e João Lopes. O repertório do show explora o instrumento de diversas formas, com músicas de artistas como Roberto Corrêa, Heitor Villa-Lobos, Waltel Branco e Tião Carreiro.

Bate-papo com o grupo também está previsto para essa quinta-feira (25/7), às 19h, no Conservatório de MPB de Curitiba.

O Trio Serra Acima é formado pelos músicos Emiliano Pereira, Júnior Bier e João Triska. Foi idealizado pelo violeiro e diretor musical Rogério Gulin. Em 2012, o grupo se une com o objetivo de apresentar obras de viola que vão além das tradições, porém sem se esquecer delas. A tradição da viola caipira vem do campo, mas alguns violeiros trazem variações a esse estilo, como o Serra Acima, que interpreta clássicos do sertanejo e folk assim como clássicos de MPB.

O espetáculo de lançamento celebra a viola, instrumento que faz parte da formação histórica do Brasil. As músicas serão apresentadas em trio, duos, solo, quarteto, quinteto e sexteto de violas. A obra “Brejeiro”, de Ernestro Nazaré, ganha uma nova roupagem, com três violas. A composição “Na Trilha do Trem”, de Waltel Branco, transita em um novo arranjo para “Trenzinho do Caipira”, de Heitor Vila Lobos”. Outro destaque do show é a apresentação do baião “Serra Acima” de Rogério Gulin, de onde veio a inspiração para o nome do trio. Para finalizar a apresentação, João Lopes, o “Bicho do Paraná”, se junta aos músicos para tocar sua música mais importante, também gravada neste CD.

Serviço:
Serra Acima Trio e convidados
Data: 26 e 27/7
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Bate-papo
Data: 25/7
Horário: 19h
Local: Conservatório de MPB (Rua Matheus Leme, 66)
Gratuito