Notícias

25 jul

OABSopro grava canções de Guinga na Capela Santa Maria

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
19667491_1551498588225247_6657501353071105328_o

A cantora paulista Izabel Padovani é a convidada da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OABS) em dois shows na Capela Santa Maria. Com repertório inteiramente dedicado às canções de Guinga, um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade, as performances serão a base para o novo CD da Orquestra, sétimo trabalho fonográfico da carreira iniciada em 1998.  As apresentações de “Passarinhadeira – Canções de Guinga” serão nos dias 27 e 28 de julho, com ingressos a preços populares.

“Temos uma preocupação em registrar nossas apresentações porque isso torna o trabalho de divulgação mais fácil, já que a Orquestra é um grupo grande o que acaba dificultando as viagens”, explica o diretor da Orquestra, Sergio Albach. “Até agora só trabalhamos com compositores vivos. O Guinga foi escolhido porque ele é, realmente, um dos principais compositores da atualidade. Dos poucos que está conseguindo renovar”, avalia Albach.

Esta também é a primeira vez que a Orquestra não está interagindo diretamente com o compositor enquanto desenvolve o trabalho. “Ele sabe, mas não tem nenhuma participação nos arranjos, ao contrário de outras experiências em que a gente convivia com o compositor”, conta o diretor. “Complicado dizer se isso torna o trabalho mais difícil, mas uma coisa é certa: não estando em contato com o compositor existe uma responsabilidade maior e diferente, afinal ele pode não gostar. Mas acho muito improvável, pois estamos trabalhando com alguns dos maiores arranjadores do Brasil”, completa.

A cantora campineira, por sua vez, diz que tocar com uma orquestra é um privilégio e tocar com a OABS é desejo antigo. Ela conheceu a formação quando participou da Oficina de Música e logo gostou da sonoridade do grupo. “São grandes músicos no elenco. Venho há tempos falando com o Sergio sobre fazermos um projeto juntos e finalmente agora surgiu a oportunidade”, explica sobre o trabalho que está sendo construído em conjunto, acrescentando que não foi fácil escolher as 11 canções do repertório. “É preciso ressaltar os arranjadores do projeto que fizeram um trabalho brilhante”, completa ela. André Mehmari, Lea Freire, Vicente Ribeiro, Luca Raele, Gabriel Schwartz, Luis Otávio Almeida, Mário Conde, Davi Sartori, Gilson Fukushima e Sérgio Freire são os responsáveis pela empreitada.

Izabel se sente diante de um baita desafio. “É um trabalho complexo, minucioso, que demanda dedicação e ensaios constantes, pois os arranjos são inéditos e o trabalho será gravado ao vivo. Pessoalmente é uma realização, um prazer, um projeto construído passo a passo com esses grandes músicos para prestamos nossa homenagem a este grande compositor brasileiro e à tradição de excelência do gênero canção”, pontua.

Ela conheceu a Orquestra em 2007 durante a Oficina de Música de Curitiba da qual participava como professora de canto. No ano seguinte, novamente na Oficina, recebeu o convite para participar do show “Noël”, em homenagem a Noel Rosa, dirigido por Albach. Deste encontro nasceu o desejo de idealizar um projeto juntos.

Serviço:
Orquestra à Base de Sopro de Curitiba e Izabel Padovani, no show “Passarinhadeira – Canções de Guinga”.
Quando: 28/07 às 20h e 29/07 às 18h30. Ensaio aberto gratuito: 25/07 às 19h.
Quanto: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Onde: Espaço Cultural Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273). Informações: 41 – 33212840.
Venda de ingressos.
Na bilheteria do Teatro, entre 9 e 12h e 14 e 18h.  Informações: 41 – 33212840.
Alo Ingressos: www.aloingressos.com.br