Notícias

12 dez

Oficina inclusiva: alunos cegos estrelam aula inaugural da Oficina de Música 2020

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
20275

O auditório do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) foi palco, nesta terça-feira (10/12), da aula inaugural dos cursos da 37ª Oficina de Música de Curitiba. O evento acontecerá de 15 a 26 de janeiro e homenageará os 250 anos do nascimento compositor erudito alemão Ludwig van Beethoven, que ficou surdo na vida adulta e compôs parte de sua obra baseado na memória auditiva.

Foi a primeira vez que a Oficina de Música destacou as pessoas com deficiência em seu lançamento. “Isso é motivo de grande orgulho e legitima os profissionais de música com deficiência”, observou o violinista e professor com deficiência visual Luiz Amorim. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Paraná, Amorim dá aulas no IPC e voltará a ministrar cursos no evento. Ele participou como professor na edição de 2019.

Aperitivo
Na aula inaugural, os alunos receberam partituras em braille do Hino à Alegria (Ode to Joy), de Beethoven, e acompanharam o estudante Magnos Balen Janke interpretar a composição no teclado. Segundo os professor, “foi uma degustação” do que seus alunos farão na Oficina. Além dos cursos, eles também farão apresentações públicas.

O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, destacou a importância da 37ª edição da Oficina. “Conforme planejou o prefeito Rafael Greca, teremos a mais inovadora e inclusiva etapa da história do evento”, disse.

Também participaram da aula inaugural a diretora da Oficina de Música, Janete Fernandes, e o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Pascoal Zani. O banco é o patrocinador master do evento.

Oficina da inclusão

Há vagas abertas nos cursos de “Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille” e “Monitoria Voluntária”.

O primeiro se destaca por conteúdos como História da Grafia Braille, Lógica das Claves, Sinais de Intensidade e Alterações, Barras de Compasso e de Repetições.

Com duas vagas, o segundo apresenta noções sobre convivência com pessoas com deficiência visual, sistema de escrita e partitura em relevo.

Inscrições facilitadas

As oficinas inclusivas serão isentas do pagamento de taxa para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br. A inscrição gerará automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail ([email protected]) informando a condição da deficiência visual e os dados da inscrição, com o boleto não pago.

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).