Notícias

16 jan

Oficina Verde convida população ao debate sobre meio ambiente

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
joelrocha

Começou nesta sexta-feira (13) a edição 2017 da Oficina Verde, que tradicionalmente dá início às atividades do Programa de Conscientização Ambiental Nós e o Meio Ambiente, da Fundação Cultural de Curitiba. O primeiro evento foi a roda de conversa Introdução à Permacultura, sistema que tem como proposta criar comunidades humanas ambientalmente sustentáveis.

A roda de conversa foi coordenada pelo biólogo Rafael de Rivera, na Capela Santa Maria. Além de biólogo, Rivera é mestrando em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e trabalha com permacultura desde 2006.

Natural de Curitiba, Rafael vive na região Norte do Brasil, mas aproveitou a visita e se dispôs a apresentar o tema. “É uma introdução ao tema, pois a permacultura se desenvolve em várias áreas, sendo as básicas a alimentação, a água, a energia e a habitação. São pequenas ações que podem gerar grandes resultados”, afirma.

O palestrante considera importante a abertura do espaço para discutir o desenvolvimento sustentável, sobretudo devido ao momento sensível que o mundo vive frente à questão ambiental. “Na permacultura costuma-se dizer que quanto maior o problema, maior a oportunidade de se criar soluções.”

Um dos participantes da oficina, o compositor Celso “Piratta” Loch, é frequentador da oficina e enalteceu a iniciativa. “Acho importante que se abra esse espaço para as pessoas dialogarem, para promover o debate sobre a natureza e sustentabilidade”.

Morador do Centro de Curitiba, Piratta revela que tem uma horta dentro do apartamento. “Tenho tomates e temperos em casa oriundos de mudas que ganhei em oficinas passados. Foram plantados com o conhecimento que adquiri nas palestras. Meu objetivo é ter uma pequena chácara no futuro, onde eu possa plantar e viver.”

Permacultura

Permacultura tem como proposta criar comunidades humanas ambientalmente sustentáveis, através de sistemas que integram plantas, animais, água (uso, reuso e tratamento), edificações (bioconstruções), energias renováveis e saneamento ambiental.

O biólogo Rafael de Rivera, condutor da roda de conversa, é especialista em Permacultura e em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável.

Oficina Verde

A funcionária da FCC Márcia Squiba é a responsável pela Oficina Verde e conta que todos os palestrantes são voluntários. A oficina começou com uma série de palestras e workshops, mas em 2013 ganhou um calendário para o ano todo. No início, era restrita aos servidores da Prefeitura, mas devido ao grande interesse da comunidade, decidiram abrir para a participação pública.

“Temos um perfil amplo de participantes: professores que promovem o assunto em suas escolas, pessoas idosas, adolescentes. Aos poucos todos vão se conscientizando”, ressaltou Márcia.

Uma das heranças positivas da oficina foi a criação do Pomar Nativo da Capela Santa Maria, onde as vivências são promovidas.

Nós e o Meio Ambiente

O programa Nós e o Meio Ambiente, é uma ação permanente da Prefeitura de Curitiba, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

As atividades são organizadas em formato de módulos e realizadas ao longo do ano, em equipamentos públicos municipais. Os módulos são orientados por profissionais da área ambiental, que participam como voluntários.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, através da Coordenação de Regionais, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e conta com o apoio  Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Programação

A edição 2017 da Oficina Verde prossegue nos próximos dias, sempre na Capela Santa Maria, com a seguinte programação:

16/01, às 18 horas, apresentação da obra musical contemporânea O Lixo na Sociedade Moral, composta pela violoncelista e maestrina Rafaele Andrade. No local será realizada, ainda, a feira de trocas Desapegue, com exposição de objetos úteis, que devem ser levados pelos participantes;

• 17/01, às 14h, Compostagem Doméstica: do Lixo ao Adubo, com Flávia de Sá Sotto Maior.

• 19/01, às 14h, sessão e debate sobre o filme Fracking e Mudanças Climáticas;

• 20/01, às 14h, Oficina de Microjardinagem para crianças e adultos, com Iracema Bernardes e Renê Skaraboto; 17h e 18h, Aulas de Yoga com Consciência Corporal, com Áurea Silva;

• 23/01, Oficina de Ervas Aromáticas, Temperos e Hortaliças, com o Mago Jardineiro, às 14h (para crianças) e 16h (para adultos);

• 24/01, às 14h, Oficina do Cidadão ECOresponsável – Como ser Lixo Zero no Dia a Dia?, com Juliana Silva e Katiani Louise;  às 16h – Oficina Construção de Ações para Cuidar do Meio Ambiente, com Betti Marlene Wetzel;

• 25/01, às 14h, Oficina para Confecção de Bolsas ou Sacolas Reutilizáveis, Com Tecidos Provenientes de Sombrinhas Danificadas, sob orientação de Marisa Nicolak.

 26/01, às 14h, Oficina de Confecção de Recheios de Almofadas e Acolchoados, Reutilizando Isopor, com Cremildes Ferreira Bahr;

A participação, para qualquer evento da programação, é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], ou no próprio local da oficina, antes do início das atividades.

A Capela Santa Maria fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

Autor: Prefeitura de Curitiba