Notícias

19 jan

Oficina Verde tem filme e debate sobre mudanças climáticas

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
meninas

Nesta quinta-feira (19), na Capela Santa Maria, a Oficina Verde terá exibição de filme e debate sobre fracking (fraturamento hidráulico), o método não convencional para exploração do gás de xisto, e suas consequências ambientais. A sessão começa às 14h e terá a participação de integrantes da 350.org Brasil e Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (Coesus). A entrada é gratuita.

“Precisamos conversar sobre o aumento da temperatura do planeta provocado pela exploração e queima dos combustíveis fósseis e como podemos contribuir para evitar os impactos devastadores das mudanças climáticas”, explica Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina e coordenadora nacional da Coesus.

O filme exibido será A Guerra do Fracking, do cineasta argentino Fernando ‘Pino Solanas’, sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais do fraturamento hidráulico na região de Vaca Muerta, na Patagônia argentina.

Esta será a primeira vez que a 350.org Brasil e Coesus participam da Oficina Verde realizada pelo Programa Nós e o Meio Ambiente, ação permanente da Prefeitura de Curitiba para sensibilizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

Atividades

A Oficina Verde prevê a realização de palestras, aulas práticas de jardinagem e visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental.

Entre os temas tratados este ano estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável. Os módulos são orientados por profissionais da área ambiental, que participam como voluntários.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, através da Coordenação de Regionais, em conjunto com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

A Capela Santa Maria, local de todas as atividades da Oficina Verde, fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro. A participação nos eventos é gratuita.

Programação:

19/01, às 14h, sessão e debate sobre o filme Fracking e Mudanças Climáticas;
20/01, às 14h, Oficina de Microjardinagem para crianças e adultos, com Iracema Bernardes e Wagner Cypriano; 17h e 18h, aulas de Yoga com Consciência Corporal, com Áurea Silva;
23/01- Oficina de Ervas Aromáticas, Temperos e Hortaliças, com o Mago Jardineiro, às 14h (para crianças) e 16h (para adultos);
24/01, às 14h, Oficina do Cidadão ECOresponsável – Como ser Lixo Zero no Dia a Dia?, com Juliana Silva e Katiani Louise; às 16h – Oficina Construção de Ações para Cuidar do Meio Ambiente, com Betti Marlene Wetzel;
25/01, às 14h, Oficina para Confecção de Bolsas ou Sacolas Reutilizáveis, Com Tecidos Provenientes de Sombrinhas Danificadas, sob orientação de Marisa Nicolak.
26/01, às 14h, Oficina de Confecção de Recheios de Almofadas e Acolchoados, Reutilizando Isopor, com Cremildes Ferreira Bahr;
27/01, às 14h, Compostagem Doméstica: do Lixo ao Adubo, com Flávia de Sá Sotto Maior.