Notícias

30 ago

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba homenageia Harry Crowl e Edino Krieger

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
occc cidomarques1

Compositores contemporâneos são homenageados pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, nesta sexta-feira (31/8), às 20h, e no sábado (1/9), às 18h30, no Espaço Cultural Capela Santa Maria. Com a regência de Márcio Steuernagel e participação de Fernando Cordella (cravo) e Gabriel Schwartz (flauta), o grupo comemora os 60 anos de Harry Crowl e os 90 anos de Edino Krieger.

Do compositor Harry Crowl será executada a obra Sinfonia nº 2 Paisagens Verdes. Essa peça, elaborada em 2003, teve alteração para o concerto, sendo que a versão 2018 foi dedicada à Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e ao cravista Fernando Cordella. “Nessa composição, o Harry utiliza todas as possibilidades do cravo, mas numa linguagem contemporânea. Essa obra é um grande concerto para cravo brasileiro”, afirma Cordella.

Em homenagem aos 90 anos de Edino Krieger está prevista ainda a execução da obra Divertimento para Cordas, vencedora do 1º Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, em 1959.

Além dos homenageados, a orquestra mostra ainda duas obras de compositores curitibanos: La Sed y El Agua, de Santiago Beis (1990), vencedora da Bienal de Música Hoje de 2017, e Concertino Brasileiro, para Flauta e Orquestra de Cordas, de Gabriel Schwartz (1976).

“Vamos apresentar obras contemporâneas de várias fases, desde Edino, expoente na difusão da música há 90 anos, até o Santiago, jovem músico da cidade”, explica o regente, Márcio Steuernagel. “Esse Programa é sinal da permanência de Curitiba como um lugar central para música nova, polo de atrações para a cena brasileira. Mais do que parece, Curitiba tem uma importância grande para a música nova.”


Serviço: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Homenagem aos 60 anos de Harry Crowl e 90 anos de Edino Krieger
Regência Márcio Steuernagel (RS/PR)
Cravo solo Fernando Cordella (RS)
Flauta solo Gabriel Schwartz (PR)

Datas e horários: sexta-feira (31/8), às 20h e sábado (1/9), às 18h30
Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada R$ 15