Notícias

12 jan

PERGUNTAS FREQUENTES para o Conservatório de MPB

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00301823

Inscrições / Pré-requisitos / Idade / Processo seletivo

Clique aqui para ver o Edital mais recente

1 – Quando abrirão a inscrições para o Conservatório de MPB de Curitiba?
O período de Inscrições ocorre semestralmente, habitualmente na metade e no início de cada ano. Quinze dias antes da abertura oficial das inscrições, o Edital informativo é lançado no site do Conservatório www.conservatoriodempb.com.br com as datas de todo o processo.

2 – Qual o prazo para as inscrições?
As inscrições ficam abertas de duas a quatro semanas, quando iniciado o processo de inscrição, dependendo do período do ano em que estão acontecendo. Para o processo seletivo realizado na metade do ano, o período de inscrições é sempre mais curto.

3 – Onde faço minha inscrição?
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.conservatoriodempb.com.br .

4 – Como faço para me inscrever?
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.conservatoriodempb.com.br, escolher a modalidade de curso (Instrumentos, Canto, Cursos para crianças, Disciplinas Teóricas ou Práticas de Conjunto) e o(s) curso(s) em questão. No caso de um mesmo curso ser ministrado por mais de um professor, deverá obrigatoriamente, optar por um dos professores.
Após esta etapa, o candidato deverá ler atentamente as informações gerais de cada curso escolhido e, no final da página, prosseguir com a sua inscrição. Feito isto, uma ficha cadastral deverá ser preenchida e em seguida, um formulário de questões musicais. Ao término de todas estas etapas, a inscrição estará concluída.

5 – Qualquer pessoa pode se inscrever?
Sim, muitas das vagas ofertadas são para iniciantes.

6 – Quais os pré-requisitos para ingresso nos cursos?
Esta informação se encontra nas “informações gerais” de cada curso, que são fornecidas na abertura das inscrições através do site www.conservatoriodempb.com.br.

7 – Como fazer a inscrição para menores de idade?
As inscrições devem ser realizadas no nome do aluno que irá cursar. Caso o menor de idade possua CPF e RG, todos os dados deverão ser preenchidos em seu nome, caso não possua, a inscrição deverá ser realizada no nome do aluno, mas com os documentos do seu responsável legal.

8 – Em quantos cursos posso me inscrever?
O candidato poderá se inscrever em quantos cursos tiver interesse e possibilidade de cursar, não havendo limite para inscrições. Atenção, no caso de um mesmo curso ser ministrado por mais de um professor, deverá obrigatoriamente, optar por um dos professores do contrário poderá ter a sua inscrição anulada.

Matrículas
1– Como faço para me matricular em um curso?
Para fazer a matrícula, o candidato precisará primeiro, passar por todas as etapas que envolvem o processo seletivo. O candidato que for aprovado em todas as fases de seleção, receberá as instruções de efetivação de matrícula no e-mail informado em seus dados cadastrais, no ato de sua inscrição.

2 – Qual o período de matrículas?
As matrículas ocorrem entre o 1º e o 3º dia útil após o resultado da 2ª Fase das inscrições (testes/entrevistas).

3 – Preciso ir presencialmente fazer minha matrícula?
Não, as matrículas ocorrem de forma online e todos os procedimentos são passados através do e-mail informado pelo candidato em seus dados cadastrais, no ato de sua inscrição.

4 – Quais documentos precisam ser apresentados para fazer a matrícula?
Os documentos requisitados são os que comprovam residência, bem como RG e CPF.

Cursos / Duração / Horários das aulas / Valores / Declarações / Disciplinas Teóricas e Práticas de Conjunto & gratuidade

1 – Quais são os tipos de cursos ofertados pelo Conservatório de MPB de Curitiba?
Cursos regulares: é a modalidade de curso “oficial” do Conservatório de MPB. Têm duração de 03 até 04 anos, com 01 aula semanal de 01 ou 02 horas de duração dependendo do curso, totalizando 16 horas/aula (Instrumentos e Canto) ou 32 horas/aulas (Disciplinas Teóricas e Práticas de Conjunto) por semestre. Para o ingresso, os candidatos passam por um processo seletivo em duas fases.

Cursos especiais: são cursos livres de várias modalidades com duração de 03 a 24 horas/aula, ministrados em aulas de 03 horas a cada encontro. Costumam durar de 02 semanas a 02 meses. Podem ser iniciação ou aperfeiçoamento.
Worshops, palestras, masterclasses: são cursos de curta duração, geralmente com 03 horas/aula (podendo às vezes ter 06 horas/aula divididas em 02 encontros em dias consecutivos). São ministrados geralmente por um músico de renome que se encontra na cidade. Visam o aperfeiçoamento do músico e podem ter temas gerais que abranjam várias áreas ou serem específicos para um determinado instrumento.

2 – Quais são os Cursos Regulares do CMPB?
O CMPB oferece os seguintes Cursos Regulares:
Instrumentos – sopros e madeiras: clarinete, flauta doce, flauta transversal, saxofone, trombone/eufônio/tuba e trompete.
Instrumentos de corda: bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra elétrica, viola caipira, violão, violão 7 cordas.
Instrumentos percussivos: bateria, percussão.
Instrumentos de teclados: acordeom, piano.
Canto: canto popular.
Cursos para crianças: bateria, flauta doce, piano, violão.
Disciplinas teóricas: LEM – linguagem & estruturação musical, harmonia funcional, composição & arranjo instrumental em MPB e história da MPB.
Práticas de Conjunto (*suspensas até o retorno das aulas presenciais): conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de samba e conjunto de música caipira.

3 – Qual o tempo de duração dos cursos?
Os cursos regulares do Conservatório de MPB de Curitiba têm a duração geralmente de 03 anos. O aluno sobe de nível a cada semestre (níveis Iniciante I e II, intermediário I e II e avançado I e II). Quando o curso inicia com o nível Preparatório I e II, o curso pode durar 03 anos e meio ou 04 anos.

4 – Quais os horários das aulas?
As turmas iniciam às 09h e terminam às 22h. Nos cursos de Instrumentos ou Canto, cada aula tem duração de 01h sendo a última turma iniciando às 21h. Nos cursos de Práticas de Conjunto (*retornarão com as aulas presenciais) e Disciplinas Teóricas, cada aula tem a duração de 02h.

5- Como funcionam as Práticas de Conjunto? Elas estão acontecendo?
As Práticas de Conjunto são de extrema importância para a formação do músico porque o seu objetivo principal é fazer o aluno tocar e ainda em grupo, colocando realmente em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de Instrumento, Canto e Disciplinas Teóricas.
Durante o período da pandemia do Covid, as Práticas de Conjunto foram suspensas. Mas continuam na grade de cursos do CMPB e voltarão quando as aulas voltarem a ser presenciais. São elas: conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de samba e conjunto de música caipira.

6 – Como faço para estudar no período noturno?
As turmas são divididas por níveis desde iniciante até avançado. Os testes/entrevistas são realizados para nivelamento dos candidatos. Se houverem turmas de seu nível no horário noturno, você poderá ser designado a ela pelo professor.

7 – Quais os valores dos cursos?
Os valores dos cursos podem ser alterados semestralmente, com isso, esta informação deverá ser verificada no Edital informativo disponibilizado 15 dias antes da abertura das inscrições, no site do Conservatório de MPB de Curitiba.

8 – Quais são as formas de pagamento?
Cada módulo semestral dos cursos regulares é pago através de boletos bancários em 5 parcelas mais o valor da matrícula. Estes boletos são disponibilizados através do acesso pessoal ao Portal do Aluno, no ato de sua matrícula.

9 – Após a conclusão do curso, tenho direito a um certificado?
Por serem cursos regulares, porém livres, não há emissão de certificado. Mas a qualquer momento o CMPB pode emitir uma declaração constante de horas e períodos cursados, mediante solicitação do aluno, bem como declarações de conclusão de curso.

10 – Nos cursos de Instrumentos aprendemos Teoria ou somente a Prática?
Nos cursos de Instrumentos, os alunos recebem alguma orientação teórica necessária para o aprendizado de seu determinado instrumento, mas como as aulas de instrumento são somente de 01 hora semanal, é importante que o aluno estude as disciplinas teóricas à parte para complementar a sua formação musical.

11 – Como funciona a Gratuidade em relação às Disciplinas Teóricas e *Práticas de Conjunto?
O CMPB possui um programa de Gratuidade para incentivar os alunos a estudar as disciplinas teóricas e práticas de conjunto. Se o aluno estuda como pagante algum curso de Instrumento ou Canto, terá direito a cursar – gratuitamente – uma Disciplina Teórica e uma Prática de Conjunto* (as práticas retornam somente quando voltarem as aulas presenciais).
Importante: o aluno que tiver interesse em cursar a disciplina teórica de forma gratuita, deverá participar do processo seletivo para a disciplina, concomitantemente ao curso de instrumento (ou canto). As matrículas para ambos os cursos serão feitas no mesmo dia, possibilitando assim o cadastro da gratuidade, atrelando o curso de Teoria ou Prática ao curso de instrumento/voz.
O CMPB oferece as seguintes disciplinas teóricas: LEM – Linguagem & Estruturação Musical, Harmonia Funcional, Composição & Arranjo Instrumental em MPB e História da MPB.
As Práticas de Conjunto (*retornam somente quanto voltarem as aulas presenciais) são: Conjunto de Choro, Conjunto de MPB, Conjunto de Samba e Conjunto de Música Caipira.

12 – Por que são ofertados cursos de Teoria e Práticas de Conjunto a parte dos cursos de instrumento/voz?
Com o objetivo de complementar e incrementar a Formação Musical do aluno.

13 – Os cursos do Conservatório são de graduação?
Não, os cursos do Conservatório de MPB de Curitiba são cursos regulares livres.

Professores
1 – Como faço para saber quais são os professores dos cursos?
No site do Conservatório www.conservatoriodempb.com.br, na opção “CMPB – Corpo Docente” encontram-se disponíveis os currículos de todos os professores que ministram aulas no Conservatório de MPB de Curitiba.

2 – Eu posso escolher com qual professor quero estudar?
Sim, no ato da inscrição o candidato deve escolher o curso e o professor com o qual pretende cursar.

3- Eu posso me inscrever num curso que tenha mais de um professor com todos os professores disponíveis?
Não. Se um determinado curso for ofertado por mais de um professor, você deverá escolher um deles. Exemplo: o CMPB tem 03 professores de Canto. Você deverá escolher apenas um deles. Caso contrário, poderá ter a sua inscrição cancelada.