Notícias

15 jul

Revitalizado, pátio da Capela Santa Maria ganha o nome de Bernardo Pericás Neto

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00318686

O pátio interno da Capela Santa Maria foi revitalizado, ganhou novo paisagismo e agora se chama Largo Bernardo Pericás Neto, em homenagem ao curitibano que se tornou uma das personalidades da diplomacia brasileira. O espaço remodelado foi entregue nesta quarta-feira (14/7), data em que se comemoraria o aniversário de 80 anos do diplomata.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Rafael Greca, da primeira-dama Margarita Sansone, prima de Bernardo, e de poucos convidados, para garantir o distanciamento social e em cumprimento aos protocolos de segurança sanitária contra a covid-19.

“Um homem só permanece quando sua memória permanece, mas só há memória quando tem uma história e quando sua vida pulsou a sua grande alma. No caso do Bernardo, pulsou em sintonia com o pulsar do coração curitibano. Que o curitibano possa sentir esse pulso também”, declarou o prefeito.

Para marcar a homenagem, houve um breve concerto da Camerata Antiqua de Curitiba e foi descerrada a placa contendo um baixo-relevo em bronze do perfil do diplomata. A obra é do artista plástico Rafael Sartori, que esteve no evento.

“O espaço não poderia ser melhor, porque o Bernardo nos ajudou a promover a cidade, ele abria os caminhos para a Curitiba, inclusive apoiando a Camerata Antiqua”, lembrou Margarita.

A irmã de Bernado, Marisa Pericás, ficou emocionada. “Isso me faz ver que ele continua vivo nos nossos corações e será sempre lembrado”, comentou.

Trajetória
Neste quarta, 14 de julho, Bernardo Pericás Neto faria 80 anos. Ele nasceu em Curitiba em 1941 e faleceu em 2015, depois de cumprir uma prodigiosa carreira como representante brasileiro em diversos países e organizações internacionais.

Ingressou nos quadros do Ministério das Relações Exteriores em 1964 e em 1967 passou a servir em missões da ONU em Nova Iorque, Genebra, Nova Deli e Cidade do México. Além de servir no Itamaraty, foi embaixador do Brasil junto à OEA em Washington (EUA), Assunção (Paraguai), Bruxelas (Bélgica), Havana (Cuba) e junto à Aladi – Associação Latino-Americana de Integração em Montevidéu (Uruguai).

Bernardo Pericás foi aluno do Colégio Santa Maria, quando esta instituição de ensino ainda ocupava suas antigas instalações e onde hoje funcionam a Capela Santa Maria Espaço Cultural, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba e a sede do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). Como diplomata, ele também contribuiu para turnês internacionais da Camerata.

Revitalização
A área do Largo Bernardo Pericás Neto passou por reparos, ganhou bancos e floreiras novas. As arcadas históricas do antigo Colégio Santa Maria foram preservadas e valorizadas, com a inclusão de elementos e contrastes de luz e sombra para criar volumetria.

No módulo central das arcadas foi instalada a placa em granito verde com inscrições em letras douradas e com o baixo-relevo representando o embaixador ladeado com elementos paranistas (pinha, pinhões e grimpas).

Também compareceram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o diretor executivo do Icac, Marino Galvão Jr, o diretor de ação cultural da FCC, Edson Bueno, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó.

Familiares de Bernardo Pericás também compareceram à cerimônia: Renata Pelicás Seleme, Fábio Ramos, Edgard Albuquerque, Silvia Camargo, Sérgio Fleischfresser, Antoninho Loyola Vieira, Regina Wallbach e Alberto Paranhos.