Notícias

21 maio

Saiba tudo sobre os cursos da Semana de Canto Coral!

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
10542

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba com concertos didáticos, oficinas e palestra
Participação de 30 Coros convidados nas modalidades infantil, juvenil e adulto
Homenagem ao Compositor Edmundo Villani-Côrtes (MG/SP)
Direção Artística Mara Campos (SP)
de 19 a 24 de Junho de 2018
Capela Santa Maria Espaço Cultural

Prática de canto coral – Oficinas e ministrantes:

20, 21, 22 de junho (qua, qui e sex)
Oficina Integrada de Prática de Canto Coral
Técnica Vocal – Lúcia Passos (RS)
Corpo e Expressividade em Canto Coral – Melina Sanchez (SP)
Prática de Repertório – Mara Campos (SP)
17h~19h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Palco I Sala da Orquestra)

23 de junho (sáb)
Oficina Integrada de Prática de Canto Coral
15h~16h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Sala da Orquestra)

Oficina de Técnica Vocal
Ministrante: Lúcia Passos (RS)
Ementa: A prática de técnica vocal em grupo. O coro e a voz. O ar que eu respiro.
Meu som, minha essência.
Exercícios corporais; respiração; articulação; ressonância.
Técnica vocal aplicada ao repertório.

Lúcia Passos (RS) – Técnica Vocal
Mineira, radicada no Rio Grande do Sul, trabalha como professora de Técnica Vocal Para Coro, paralelamente às atividades de cantora e professora de Canto. Foi professora de Técnica Vocal do Coral Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) por 26 anos e coordenadora cultural da mesma universidade, durante cinco anos. Ministrou cursos por todo o Brasil, por meio da Funarte, incentivando o desenvolvimento do canto coral, bem como a formação de novos orientadores vocais. Foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Câmara da OSPA e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, entre outras.

Oficina de Corpo e Expressividade em Canto Coral
Ministrante: Melina Sanchez (SP)
Ementa: Corpo e Expressividade em Canto Coral
A oficina convida cantores e regentes a ampliarem a consciência do próprio corpo em relação a si mesmo, ao espaço, ao outro e ao grupo. Serão realizadas propostas práticas e reflexivas de movimento em articulação com a respiração e com a voz com o objetivo de potencializar as capacidades expressivas no canto coral. O trabalho tem como base a coreologia (estudo e análise do movimento) desenvolvida por Rudolf Laban, técnicas de massagem e princípios da Educação Somática (consciência corporal).

Melina Sanchez (SP)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres, 2002) e Laban e Didática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo, 2003-2008). Dentre os vários cursos de formação, destacam: Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo, Danças Circulares com Friedel Kloke-Eibl e Mônica Goberstein (Semeia Dança) e Yoga com Histórias com Joaõ Soares e Rosa Muniz. De 2011 a 2014 foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Foi consultora em Dança do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo (2009-2010). Possui ampla experiência como professora de dança para bebês, crianças, adolescentes adultos e pessoas com deficiência em cursos livres e em escolas de ensino regular. Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores – entre eles “Música em Movimento” (UFSCar/ Prefeitura de São Carlos); “Dança Escola” (Caleidos/ Prefeitura de São Carlos) e “Rede em Rede” (SME/DOT – São Paulo). Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar (2007 a 2008) e no curso de Graduação EAD da mesma Universidade (2008-2012). Como bailarina tem uma formação diversificada – fez Balé Clássico e desde 1995 se dedica à Dança Contemporânea. Foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) de 2004 a 2010 sob direção de Isabel Marques. Atualmente é professora do Curso Superior de Música (Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e parceira do Instituto Caleidos.

Oficina de Prática de Repertório
Ministrante: Mara Campos (SP)
Ementa: Técnicas e Didáticas de Ensaio para a construção de repertório coral.
Serão trabalhadas as obras: Canção Amiga (Será postada em breve neste site) Compositor: Milton Nascimento Poema: Carlos Drummond de Andrade Arranjo: Mara Campos (Todos receberão a partitura durante a Oficina)

Mara Campos (SP) – Prática de Repertório
Regente coral desde 1978, formando e dirigindo inúmeros conjuntos, como: CORALUSP, Coral da Aliança Francesa, Coral da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Coral do Portal, Grupo Som-A-Pino, Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e os Corais Infantil e Juvenil da Escola Municipal de Música. Mara Campos recebeu orientação de Adriana Ribeiro e Maria Luiza Carvalho, Benito Juarez, Hugg Ross, Henrique Gregori, J. E. Gardiner, Beth Pinheiro, Osvaldo Lacerda e Damiano Cozzella, além dos cantores Lucia Passos e Fernando Carvalhaes. Integrou o Projeto Villa-Lobos de Canto Coral – INM/FUNARTE e foi professora de Regência e Canto Coral em 20 edições da Oficina de Música de Curitiba. Regente convidada dos coros ingleses BBC Singers, New College e The Sixteen, do conjunto Vox Brasiliensis, da instalação coral Concerto Concreto da Bienal “A Trama do Gosto” e da gravação do CD Villa-Lobos, em Paris (França), respondeu pela criação e direção musical dos espetáculos ZAP – O Resumo da Ópera e Coro dos Contrários – 22. Mara Campos criou e coordenou os Festivais de Coros da Aliança Francesa, Igreja São Francisco, Grupo Pão de Açúcar e o Encontro de Coros Camargo Guarnieri do Festival do Theatro Municipal de São Paulo. Integra o Projeto Canto em Movimento junto a escolas de ensino fundamental do SESI em São Paulo, e é professora de regência e canto coral da Faculdade de Música Cantareira e da FITO – Conservatório Villa-Lobos. Mara Campos é Diretora Musical e Regente do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

Thiago Teixeira (PR) – Pianista
É Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação do Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque. Seus temas de interesse em pesquisa são: Teoria e Análise musical. Quanto ao repertório, direciona seus estudos à Música Sacra, principalmente brasileira, do final do século XIX e início do século XX. Desenvolve também atividades como pianista solista e co-repetidor.

23 e 24 de junho – (sáb e dom)
Oficina de Prática de Coro infantil e Infantojuvenil
Ministrante: Dulce Primo (PR)
9h ~ 11h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Palco)
Ementa: Análise e construção do repertório dentro do processo de Educação Musical através da Voz.
Pensamentos filosóficos, metodológicos e musicais que atendam a demanda de cada grupo coral infantil e/ou infantojuvenil!
A Voz, Coro, Criatividade, Tempo e Espaço, à disposição da prática e execução do repertório! construção do repertório dentro do processo de Educação Musical através da Voz! Espaço à disposição da pratica e execução do repertório!
Dulce Primo (MG/PR) – Prática de Coro Infantil e Infantojuvenil
É natural de Minas Gerais. Iniciou seus estudos de música em Belo Horizonte, na Fundação de Educação Artística. Cantou no Coral ARS NOVA, sob a regência do maestro Carlos Aberto Pinto Fonseca. Licenciada em Educação Artística – Habilitação em Música pelo IMSP. Estudou inglês na Inglaterra e USA. Curso de especialização em Método Kodaly Hungria, sendo reconhecida com mérito a melhor aula ministrada dentre 250 alunos representantes de vários países. Professora de regência, didática e prática de Coro Infantil, tem ministrado cursos em oficinas de música em Curitiba (1983 a 2001), Ouro Preto, Londrina, Campos do Jordão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Poços de Caldas. Foi vice-coordenadora do CMI da Escola de Música da UFMG. Lecionou no período de 1980 a 1986 classes de flauta doce para as turmas de Licenciatura em Música e Formação Musical. Diretora musical e regente do projeto Natal do HSBC há 21 anos, hoje assumido pelo Bradesco. Foi vice-coordenadora do Centro de Musicalização Infantil da Escola de Música de UFMG, onde gravou o CD Musicando a Vida. Desde 1994 tem dirigido a gravação do coral de Natal do HSBC. Toda sua carreira é dedicada ao coral infantil e formação de professores de Educação Musical através da voz. Atuou em vários festivais no Brasil, sendo o primeiro o 5º Festival de Música de Ouro Preto, 1971. Em destaque, a regência do coral de 15 mil vozes na abertura do 4º Festival de Cascavel. Criou a classe de Didática e Prática de Coro Infantil na Oficina de Música de Curitiba, na qual atuou por 17 anos. É fundadora do curso de Educação Musical para Professores na cidade de Mogi das Cruzes, regendo coral de três mil vozes, fruto desse trabalho.

Ederson Marques (PR) – Pianista
Mestre em Cognição e Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Regência de Coros Infantis e Juvenis pela Fundación Schola Cantorum de Venezuela, onde recebeu o convite da Diretora e Maestrina Maria Guinand para ingressar no mestrado de ‘Direción Coral’ da USB – Universidad Simón Bolívar. Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – UNESPAR (2012). Foi percussionista do Grupo de Percussão da UFPR e Regente do Coral infantil da UFPR. Atuou como pianista correpetidor da Escola de Dança do Teatro Guaíra e professor de musicalização para as turmas iniciais de ballet. Participou como assistente de regência e direção pedagógica do Espetáculo de Natal do Palácio Avenida de Curitiba – HSBC, entre os anos de 2009 a 2016. Atualmente assistente de regência, direção pedagógica e musical do projeto HSBC Educação, recentemente sob a coordenação do Banco BRADESCO, onde desenvolve atividades de educação musical por meio do canto coral, movimento corporal e orquestra. Estudante de graduação em Ciências Sociais pela UFPR. Professor colaborador da UNESPAR – Campus II, onde coordena o curso de extensão ‘Canto na Escola: uma experiência à prática de coro infantil’, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical e Performance Coral por meio do Movimento/Criação Corporal.

INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS
Período: 22 de maio a 13 de junho
Das 9h ~ 12h I 14h ~17h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro/Curitiba/PR
Informações: (41) 3321-2840 I (41) 3321-2849

Número de Vagas Prática de Canto Coral
1. Oficinas Integradas – 60 vagas
Ministrantes . Técnica Vocal – Lúcia Passos (RS) . Corpo e Expressividade em Canto Coral – Melina Sanchez (SP) .
Prática de Repertório – Mara Campos (SP)
2. Oficina de Prática de Coro Infantil e Infantojuvenil – 40 vagas
Ministrante .Dulce Primo (PR)

Taxa de Inscrição Prática de Canto Coral
1. Oficinas Integradas – R$ 90,00
2. Oficina de Prática de Coro Infantil e Infantojuvenil – R$ 45,00
1. Oficinas Integradas + 2. Prática de Coro Infantil e Infantojuvenil – R$ 120,00
Observação: Serão emitidos certificados para os participantes da III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba.