Notícias

7 nov

Sérgio Albach lança vinil ‘Clarone no Choro’ no Paiol Musical

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
serigo

No Paiol Musical dessa semana, o maestro e clarinetista Sérgio Albach lança o vinil de seu último trabalho, “Clarone no Choro’. Neste projeto, Albach explora as possibilidades técnicas, interpretativas e de arranjo do clarone, unindo seu instrumento à tradição do grupo Regional de Choro, composto por bandolim, cavaquinho, violão, violão 7 cordas e pandeiro. Um feito inédito na musicologia brasileira.

Além do show nos dias 09 e 10 de novembro, às 20h, no Teatro do Paiol, haverá também um bate-papo com Sérgio Albach e Regional do Choro, dia 08/11 (quinta), às 19h, no Conservatório de MPB. De Curitiba. Quem for aos eventos poderá adquirir o disco ou o CD, recentemente lançado também em todas as plataformas virtuais.

Clarone no Choro é o primeiro disco da história da música brasileira de chorinho tendo o instrumento como solista. O álbum, segundo feito pelo músico, traz 12 faixas com obras clássicas de compositores como Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado, Jacob do Bandolim, Abel Ferreira. Além de dois compositores radicados em Curitiba: Waltel Branco e Cláudio Menandro.

O disco reúne ainda dois duetos: um com Nailor Proveta (clarinete) e outro com Nelson Ayres (piano). O ponto alto do repertório é a execução da música Gargalhada de Pixinguinha, com dois clarinetes.

Biografia
Clarinetista, arranjador, compositor, maestro e curador, Sérgio Albach é um instrumentista nascido em Curitiba com inúmeras participações em gravação de CDs, concertos, espetáculos musicais e teatrais. Desde 2002 é o Diretor Artístico da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba.

Como pesquisador do choro, criou os projetos “Choro no Sebo”, “No TUC tem Choro” e em 2001 a “Roda de Choro do Conservatório de MPB” que existe até hoje.

Como clarinetista, lançou seu primeiro CD solo em 2010, o “Clarineteando”, e já soma mais de 50 participações em CDs. Faz parte do “Mano a Mano Trio” ao lado de Glauco Sölter e Vina Lacerda, grupo que já excursionou pelo Brasil, América Latina e Europa.

Foi curador da Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba durante 14 anos (2002 -2015). Dirigiu importantes produções musicais como “Uma Rosa Para Elizeth” e “Noël”, com lançamento de CD em 2009. Também compôs trilhas sonoras para peças teatrais e espetáculos de dança e vídeo.

Serviço:
Paiol Musical: Bate papo musical com Sérgio Albach e Regional do Choro
Local: Conservatório de MPB de Curitiba
Data: 8/11 (quinta-feira)
Horário: 19h
Classificação livre
Entrada franca

Paiol Musical: Paiol Musical – Clarone no Choro Lançamento em Vinil
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho
Data: 9/11 e 10/11 (sexta e sábado)
Horário: 20h
Classificação livre
Ingressos: R$ 10 reais e R$ 5 reais