Notícias

1 ago

Shows no Teatro do Paiol homenageiam compositor Noel Rosa

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
Noel01_Leandro Taques

Em homenagem ao compositor Noel Rosa, um dos mais notáveis sambistas brasileiros, conceituados músicos curitibanos se apresentam no Teatro do Paiol, nesta sexta-feira (3/8) e sábado (4/8), às 20h. Os shows que integram o Projeto Paiol Musical preveem ainda um bate-papo gratuito no Conservatório de MPB de Curitiba, na quinta-feira (2/8), às 19h.

O show foi construído sobre as múltiplas possibilidades de releitura da obra de Noel Rosa, e tem o samba como uma das diversas influências. Com caráter cênico/musical, são utilizados instrumentos como violão, flauta, pandeiro, piano e clarinete.

O espetáculo Noel estreou no ano de 2006 em Curitiba e ainda se mantém em cartaz. Embora longe dos palcos da cidade há quatro anos, o projeto não parou. Em 2017 esteve em 19 cidades entre o interior do Paraná e interior de São Paulo, além de fazer temporada na capital paulista.

Idealizado pelo ator e cantor Marcio Juliano Silva, o elenco conta com os músicos Marcelo Torrone, Ale Age, Gabriel Schwartz e Sergio Albach que também assina a direção musical.

A direção cênica é do premiado diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro. Para essas apresentações foi convidada ainda a cantora Uyara Torrente, integrante da Banda Mais Bonita da Cidade, para participações em cinco músicas do roteiro.

Bate-papo
Além dos shows, acontece um bate-papo na quinta-feira (2/8), às 19h, no Conservatório de MPB de Curitiba. Os músicos comentam sobre todo o processo de construção e histórico de trabalho para a conclusão do show.

Homenageado
O compositor, cantor e violonista brasileiro, Noel Rosa (1910-1937) foi um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre suas músicas destacam-se, “Com Que Roupa”, seu primeiro sucesso, “Conversa de Botequim”, “Feitiço da Vila” e “Fita Amarela”.

Ficou conhecido como “O Poeta da Vila”. Seus principais intérpretes são a Aracy de Almeida, Francisco Alves e Mário Reis. Mestres da Música Popular Brasileira como Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola fazem questão de realçar a influência que Noel Rosa teve em suas músicas.

Serviço

Noel – Shows
3 e 4 de agosto | 20h
Teatro do Paiol | Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Ingressos | R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia)

Bate-papo
2 de agosto | 19h
Conservatório de MPB de Curitiba | Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco
Entrada gratuita