Notícias

14 out

Teatro e oficinas para crianças reabrem espaços no Memorial Paranista

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00325393

O dia foi especial para os curitibinhas que aproveitaram o sábado (9/10) com as atividades do Memorial Paranista. Além das visitas livres e mediadas pelas obras do João Turin, dois significativos espaços dentro do Memorial foram reabertos: o Liceu das Artes, com uma oficina de esculturas para crianças e o Teatro Cleon Jacques, com o show Fuzuê do Pererê.

O Memorial Paranista é o mais novo complexo cultural inaugurado pela Prefeitura de Curitiba no Parque São Lourenço, e programação grátis continua durante a semana e as inscrições devem ser feitas aqui.

Ana Paula Cordeiro e seus filhos, Mickael de 8 anos e Ana Beatriz de 16 anos aproveitaram toda a programação do dia dentro dos novos espaços do Memorial Paranista.

Pela manhã, mãe e filha assistiram a Oficina de História da Arte do Paraná, e de tarde foi a vez de Mickael aproveitar a Oficina de Esculturas e o show no Teatro.

“A proposta do Memorial Paranista está muito bacana, é um espaço para vir em família. Maravilha ver um lugar super bem aproveitado”, comentou Ana Paula.

As atividades no Liceu das Artes e no Teatro abriram as programações educativas e culturais do Memorial Paranista. A mediadora Maitê Ritz já vislumbra um período em que as atividades sejam contantes. “As oficinas estão começando agora, mas muita coisa ainda está por vir. Queremos continuar entrelaçando os assuntos, ensinando técnicas, mas sempre com o foco na história da arte paranaense”, disse,

A modernização do espaço foi sentida também pelo cantor do Pererê, Guga Cidral. “As nossas primeiras apresentações foram nesse teatro. Ele faz parte da nossa história, e dá orgulho ver ele agora, tão bonito”.

Oficininhas de arte

Os temas dos encontros infantis serão focados no ambiente e na arte do idealizador do Movimento Paranista, João Turin. A Oficina de Esculturas contou com uma visita mediada, para explicar as formas de modelagens.

Inspirada pelas mata do Parque São Lourenço, Gabriela Fontinatto, de 11 anos, esculpiu na argila uma árvore. A aluna que mora na redondeza comentou que sempre passeia com os pais no espaço da Prefeitura. “Já fizemos a visita, e gostamos de vir aqui nos fins de semana. Aprendi coisas que não ensinam na escola”, comentou.

Já Helena Oliveira, de 10 anos, se assustou quando soube que João Turin falava português. “Nossa, ele era com a gente? Vou falar pra minha profe falar mais sobre ele também”.

Programação

Para os curitibinhas de 8 a 14 anos, são cinco minioficinas, durante essa Semana da Criança, até 16 de outubro.

As apresentações do Teatro Cleon Jacques continuam nas próximas semanas com atrações voltadas a adolescentes e adultos. O teatro de bonecos Tropeço, nos dias 16 e 17/10; o grupo musical Rosa Armorial, nos dias 21 e 22/10; e no último fim de semana de outubro, entre os dias 28 a 31/10, cinco apresentações da Dança do Fim do Mundo