Notícias

21 set

Tobias Volkmann é o regente do concerto da Camerata Antiqua de Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Tobias Volkmann 1[foto de Daryan Dornelles](1)

Conceituado maestro carioca, Tobias Volkmann é o regente do concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (23), às 20h e sábado (24) às 18h30. No Programa, obras de Villa-Lobos, Sebastian Bach e Benjamin Britten com acompanhamento do harpista Hélio Leite e solos da soprano Luísa Favero, da contralto Ariadne Oliveira, do tenor Alexandre Mousquer e do baixo Claudio de Biaggi.
A Cantata Misericordium, de Edward Benjamin Britten (1913 -1976), intitula o programa por ser o fio condutor das outras composições do repertório. “Esse programa eu formatei para a Camerata a partir da cantata dramática de Benjamin Britten, que traz a parábola do bom samaritano, ou seja, é um programa que fala de amor ao próximo, o principal e mais universal princípio cristão”, explica o maestro.
Ainda de Benjamin Britten será executada a obra ‘Prelúdio e Fuga para 18 cordas, Op. 29’, composição que possui a mesma relação formal da obra de Heitor Villa Lobos (1887 – 1959), Bachianas Brasileiras nº9, também prevista no programa. A composição que será realizada como forma de comemoração aos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos, foi escrita entre 1930 e 1945, em uma homenagem a Johann Sebastian Bach (1685 – 1750).
Completa o concerto a Cantata BWV 77 – Du solltGott, deinenHerren, lieben, de Johann Sebastian Bach, escrita em 1723, com texto baseado na parábola de “O Bom Samaritano” das Escrituras Sagradas, a mesma que serve de base para a Cantata Misericordium Op. 69 de Benjamim Britten. Fazendo assim, a relação entre as obras.

Tobias Volkmann

Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Principal Regente Convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, Tobias Volkmann é um dos destaques da nova geração de regentes orquestrais do Brasil. Desde a conquista dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 na Finlândia e do Prêmio de Público no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para uma carreira internacional em ascensão.
Em 2015 estreou na célebre sala Gewandhaus de Leipzig como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio MDR. Como convidado, esteve também à frente da Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Sinfônica de Brandemburgo, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica do SODRE,  Filarmônica de Minas Gerais, Petrobras Sinfônica, Sinfônica do Paraná e Sinfônica de Porto Alegre.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro vem recebendo reconhecimento de público e crítica. Em 2015 a produção As Bodas de Fígaro foi escolhida como um dos dez melhores espetáculos de 2015 e sua interpretação da Missa Solemnis de Beethoven foi eleita um dos dez melhores concertos de 2016.
Com a OSN UFF desenvolve o repertório sinfônico com especial enfoque na música brasileira, tendo gravado dois CDs em 2016. Sua discografia se completa com Whisper, CD gravado ao vivo na Alemanha com a harpista Cristina Braga e a Sinfônica de Brandemburgo. Com especial atenção à música contemporânea, dirigiu estreias nos EUA, Alemanha, Rússia e Brasil.
Volkmann realizou sua formação com grandes nomes da regência em masterclasses internacionais ministradas por Kurt Masur, Jorma Panula, Ronald Zollman, Isaac Karabtchevsky, Guillermo Scarabino e Fabio Mechetti.

Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Misericordium, Regência de Tobias Volkmann (RJ)
Solistas: Soprano Luísa Favero
Contralto Ariadne Oliveira
Tenor Alexandre Mousquer
Baixo Cláudio de Biaggi
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Conselheiro Laurindo, 273
Datas e horários: 23/09 (sexta-feira) às 20h e 24/09 (sábado) às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)