Clarissa Bruns – Curriculo

Clarissa

A cantora, compositora e professora de canto paranaense Clarissa Bruns, completou em julho de 2020 os três módulos da formação internacional em canto contemporâneo Somatic Voicework, com Jeanie LoVetri, uma das trademarks mais importantes de formação vocal do mundo ( https://somaticvoicework.com). Clarissa é também graduada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná e desenvolveu a pesquisa “Buscando a Própria Voz” como monografia de conclusão de curso. Tem pós-graduação em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Puc-PR e formação (em Curso) em Imagens Guiadas pela Música, pela Bonny Foudation – EUA.

Artista experiente, Clarissa Bruns convive com a música desde muito cedo. Sua infância foi marcada, desde os 3 anos de idade, por aulas de violino, piano e participações em corais. Iniciou seus estudos de canto popular no Conservatório de MPB de Curitiba aos 14 anos e lá se vão quase 3 décadas de dedicação ao estudo e a prática do cantar. Também se dedicou ao estudo da dança/corpo e teatro, tendo integrado o Grupo de Dança Moderna da UFPR e participado de uma infinidade de cursos, oficinas, workshops grupos de estudos e práticas continuadas em todas essas áreas artísticas.

Em 2008, Clarissa lançou seu primeiro trabalho autoral em CD homônimo. Com produção de Rafael Vernet e grande elenco de músicos, contou ainda com a participação especial de Fátima Guedes e Jorge Vercilo. Em 2014, lança seu segundo trabalho autoral, o DVD e CD ao vivo Riso Fácil, gravado no Canal da Música em Curitiba, que teve participação especial do saudoso Jair Rodrigues. Em 2017, a artista lançou seu terceiro trabalho autoral, o álbum ENTRE, produzido por Bernardo Bosisio, com a presença de grandes músicos brasileiros como Marcos Suzano e Carlos Malta e shows de lançamento em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Foz do Iguaçu. Clarissa também foi finalista em concursos de samba enredo da capital paulista recentemente, com sambas de sua autoria e lançau, em setembro de 2019, um novo trabalho autoral, o EP A Praça do Relógio, com produção de Thiago Duarte.

Característica marcante de toda a trajetória da compositora, o discurso poético e melódico feminino em primeira pessoa, profundo e intenso, traduzido em diversas vertentes musicais, continua permeando o seu trabalho. Para 2021, dois novos lançamentos. O single autoral Todo Mundo é Negro, com participação especial da intérprete Grazzi Brasil e arranjos, direção e produção musical de Fernanda Porto foi lançado em abril e um álbum inteiro novo, com produção de Thiago Duarte e que contará com a participação do cellista mundialmente reconhecido Jacques Morelenbaum.