Instalações

O espaço é composto por salas de aula equipadas com cadeiras, pranchetas e materiais necessários para aulas práticas de diversos instrumentos musicais. Além disso, o Conservatório também é a sede dos grupos de MPB mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba – Orquestra À Base de Cordas, Orquestra À Base de Sopros, Vocal Brasileirão, Brasileiro (infanto-juvenil) e Coral Brasileirinho (infantil).

Em seu espaço, o Conservatório conta com o Auditório Nhô Belarmino e a Praça Jacob do Bandolim, locais que são centro de diversas apresentações que homenageiam aos mais conhecidos compositores de música de raiz e abrigam espetáculos dos músicos locais e de todo o Brasil.

Centro de Documentação

Caracteriza-se pela especificidade do seu acervo, sendo um centro referencial de estudo e pesquisa na área de Música Popular Brasileira, contando também com materiais nas áreas de música folclórica e erudita.

Inaugurado em 1993, o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, teve em sua proposta inicial o ensino, à pesquisa, produção de eventos artísticos culturais na área da música brasileira, popular, autoral e folclórica. Oferecendo cursos semestrais na área de canto, instrumental, estruturação musical, história da música, didática e prática de conjunto. Promovendo workshop sob a orientação de importantes mestres da música brasileira, com amplo objetivo de divulgar e incentivar o trabalho dos músicos curitibanos.

Em suas instalações, o Setor de Ensino, Documentação e Pesquisa, organizou os acervos Fonográfico e Bibliográfico e Documental, mantendo uma proposta de serviços individualizados através da biblioteca e fonoteca. Contabilizando anteriormente um total de 4500 títulos, entre elepês, compact disc, cds, mini disc, fitas cassete e vhs; contando com serviços de uma biblioteca especializada em música popular brasileira.

Atualmente, com a proposta de reestruturação, apresenta em seu novo formato um Centro de Documentação, unificando os Acervos Documental, Fonográfico, Monográfico e Videográfico; com o propósito de preservar e perpetuar a memória Artística, Cultural e Histórica do Conservatório de Música Popular Brasileira, local e outras manifestações, sendo estes também destinados à difusão, consulta e pesquisa, com mais de 5000 monografias, partituras, didáticos, folhetos, periódicos e 9020 músicas catalogadas.

Serviço:  Segunda à sexta-feira, das 09 às 12h, e 13 às 18h.

 


PATROCINADORES