Coral Brasileirinho

Dia 7 de outubro da primavera de 1993, bem no centro da Cidade de Curitiba, mais precisamente no 3º andar do então recém-criado Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, num edifício histórico localizado na esquina das Ruas Mateus Leme com Treze de Maio, pela primeira vez ecoaram as vozes do Coral Brasileirinho, concebido para trabalhar a canção brasileira com crianças de 08 a 13 anos, em uma proposta que desenvolve tanto a expressividade vocal quanto a interpretação cênica do grupo. Para dar suporte a essa proposta cênico-musical do Brasileirinho são concebidos espetáculos com temas específicos, os quais norteiam a definição do enredo e do repertório, que se traduzem em apresentações envolventes, por sua dinâmica musical e movimentação, aliadas aos arranjos, adereços, elementos de cenário e iluminação, criados especificamente para os shows. Nesse contexto, o Brasileirinho já levou aos palcos 14 espetáculos temáticos: De Chiquinha a Chico (1994), Álbum de Família (1995 e 2010), TV Brasileirinho (1997), A Cara do Brasil (2000), Cantando o 7 (2001), 100Pre Cantando (2002), Quem Não Se Comunica Se Trumbica (2004), Na Geral (2005), Passarim (2006), Adonirandi (2007), Eu Sou Mais Brasileirinho (2008), Viva O Brasil (2009), Brasileirinho no Morro (2011), Brasileirinho 100 Gonzagão (2012). Esses espetáculos temáticos permitem ao Brasileirinho uma gama variada de músicas para a formação de repertório, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes. É esta diversidade musical que propicia uma estética sonora e visual tão características do grupo, fazendo delas a sua própria identidade. Foram marcantes as apresentações realizadas no Teatro Amazonas (Manaus), e no Memorial da América Latina (São Paulo). Destacam-se também as participações especiais do Brasileirinho nos shows da dupla Kleiton e Kledir, e na comemoração dos 30 anos de carreira de Toquinho, no Teatro Guaíra.

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO

Helena Bel (Direção Artística) e Milton Karam (Assistente de Direção)

Direção Artística: Helena Bel (1971/PR)
Diretora artística do Coral Brasileirinho e do Grupo Brasileiro, cantora e violinista, Helena Bel é formada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Educação Musical/Coral, pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Como cantora já participou de vários grupos vocais e cênicos como “O Abominável Sebastião das Neves, “Sala XV”, “Allegro ma non Presto” e “O Tao do Trio” e o grupo de Teatro “Com Nome e Sobrenome”. Atualmente, canta no grupo “Nymphas”. Ganhou o 1º lugar no “Concurso para Intérpretes da MPB” do SESC da Esquina em 1993. Como violinista, foi spalla, desde 1992 até 2001, da “Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba”, fundada por Roberto Gnattali. Foi regente assistente da “Orquestra À Base de Corda” na sua primeira formação, com cordas de arco e é violinista da atual “Orquestra À Base de Corda”. É professora na Escola de Música Suzuki, onde também dirige a parte vocal e cênica dos musicais realizados anualmente pela escola. Tem participação em CD´s e DVD´s de vários artistas, locais e nacionais, como cantora e violinista.

Assistente de Direção: Milton Karam (1961/PR)

Arquiteto e compositor. Integrou os grupos Canto Livre e Acorde (1980 a 1985). Criou o Coral Brasileirinho juntamente com Simone Cit (1993). Coordenou o Setor de Produção Musical do Conservatório de MPB de Curitiba (1995 a 2003). Ministrou cursos de Coral Infantil nas Oficinas de MPB de Curitiba e nos Festivais de Inverno de Antonina-PR (1996 a 2002). Sua canção Natureza foi vencedora da Gala Nacional de Pequenos Cantores (2003) e do Festival da Canção Ecológica do Paraná (2004). Desde 2001 compôs 121 canções infantis para a Escola Trilhas, registradas em 08 CDs, dos quais o Mundiverso (2008), produzido por Parabolé Educação e Cultura, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2009 na categoria Disco Infantil. Pela Editora Parabolé, lançou os livros Conversas com Versos 1 e 2 (2013 e 2020), com ilustrações de Kátia Horn; Era Uma Vez Um Dom e Os Três (2013), com ilustrações de Rennan Negrão; e A Grande Roda de Histórias (2014), em parceria com Nélio Spréa. Foi curador do Curitibim – Mostra Nacional de Música para Crianças, nos anos de 2015, 2018 e 2020.

Músicos: Lucas Franco (piano e teclado) e Bruno Karam (baixo).

CANTORES:
Alice Rozza Weinhardt Withers
Ana Carollina Medeiros de Campos
Antonio Pimentel Fagundes
Aquiles Rodrigues Figur
Arthur Gaio Girata
Betina de Souza Meyer
Eduardo Boeira Hilú
Flora Braga Lemos
João de Araújo Ambrósio
João Felipe Correia Schettini
João Pedro Boeira Hilú
Karenina da Silva Sposito
Luiza Moeller de Sena
Malu de Oliveira Rodrigues
Maria Cecília de Souza Meyer
Maria Clara J. Busato
Maria Mariana Gomes Caruso
Mariana Gonçalves Borges
Mayah Brun Cortiano
Melissa Amélia Vieira de Freitas Araújo
Melissa Cervellini Rech
Nina de Souza Silva
Pedro de Araújo Ambrósio
Raquel Terplak Chiamolera
Selena Carolina Vichinheski
Sofia de Araújo Carcereri

Piano
Lucas Franco

Fale com o Brasileirinho
Produtora: Bete Carlos
(41) 3321-2855
[email protected]