Vocal Brasileirão

Vocal Brasileirão
O Vocal Brasileirão, criado em 1995 pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), conta desde 2006 com a regência e direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas; desta maneira, o público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. O repertório acumulado ao longo de mais de 25 anos contempla compositores como Baden Powell, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Gilberto Gil, Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Joyce Moreno, Milton Nascimento, Noel Rosa, Sergio Santos, Tom Jobim e Zé Rodrix.

Dentre dezenas de espetáculos realizados, cabe destacar “Coisas nossas”, “Como uma onda”, “Duetos”, “Bastidores”, “Eu canto samba”, “Estandartes do Contestado”, “Brasileirão 20 anos”, “Brasil Gongá” e “Antonio Brasileiro – Vocal Brasileirão e Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba interpretam Tom Jobim”. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná.

A partir de 2006 o grupo passa a dedicar-se paralelamente à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com artistas e grupos como Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce Moreno, Sá & Guarabyra, Ivan Lins, Jane Duboc, Folia de 3, Zé Luiz Mazziotti, Sérgio Santos, João Bosco e Ilessi.

Em 1996, o grupo gravou – juntamente com o Coral Brasileirinho –, o CD “Brasileirinho & Brasileirão”; em 2008, gravou seu primeiro álbum solo, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo; em 2022 lançou o CD “Tom do Brasil – Brasileirão canta Jobim”, dedicado a produção pós-bossanovista de Antonio Carlos Jobim, com participação especial da St Petersburg Studio Orchestra. Com um som personalizado e envolvente, já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar.

Direção Artística: Vicente Ribeiro
Compositor e arranjador carioca, Vicente Ribeiro é bacharel em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR) e mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 1983 desenvolve intensa atividade como arranjador, com trabalhos executados por diversos artistas e grupos brasileiros. Em 1993 foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria Arranjador, por seus arranjos vocais para o CD “Beijo”, do grupo Beijo do Coralusp.

Em 1996 transfere-se para Curitiba, quando é convidado para atuar como diretor musical do grupo vocal Tao do Trio. Desde então vem trabalhando intensamente na produção de CDs, como arranjador, instrumentista e produtor musical. Em 2000, foi responsável pela produção musical e arranjos do CD Uns Caetanos, do grupo Tao do Trio, lançado no Brasil em 2001 pela gravadora Cid Entertainment, e no Japão, em 2002, pela Emi-Toshiba. Este trabalho recebeu o Prêmio Saul Trumpet de melhor CD do Paraná e resultou na indicação do Tao do Trio ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria “melhor grupo de MPB”. Em 2015, produziu e arranjou o terceiro CD do Tao do Trio, “Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota”, que rendeu ao grupo uma nova indicação ao Prêmio da Música Brasileira.

Paralelamente, atua no ensino de música: foi coordenador pedagógico do Conservatório de MPB de Curitiba, no período de 2005 a 2011, e professor de Harmonia e Arranjo da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), atualmente Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no período de 2011 a 2018. Atualmente é regente e diretor artístico do Vocal Brasileirão (desde 2006) e regente e diretor musical do Grupo de MPB da UFPR (desde 2018).

Regente-assistente
Reginaldo Nascimento

CANTORES

Sopranos
Renildes Chiquito e Suzie Franco

Mezzos
Jô Nunes e Renata Melão

Contraltos
Fernanda Sabbagh e Mariana Zibáh

Tenores
Jomar Lima, Reginaldo Nascimento e Yan Lemos

Barítonos
André Dittrich e Daniel Fagundes

Baixo
Adolfo Tortelli e Freddy Branco

Violão
Vicente Ribeiro

Fale com o Vocal Brasileirão
Produtora: Bete Carlos
(41) 3321 2855
[email protected]