Orquestra à Base de Corda

38ª OMC – Apresentação de encerramento com Mestrinho e a Orquestra à Base Cordas - Foto Cido Marques (6)

Mantida pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Orquestra à Base de Corda (OABC) foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar, o que confere ao grupo uma sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e também inclui composições de seus integrantes. Seus arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e também por arranjadores convidados. A OABC já se apresentou em importantes festivais e eventos como: Instrumental SESC Brasil  (SP), 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí, Acorde Brasileiro (PoA), Virada Cultural (SP), Projeto Unimúsica (PoA), Festival de Orquestras Populares (DF), Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno da UFPR (Antonina).
Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival no mesmo ano. Seu segundo CD “Nosso Som”, tem em seu reperório somente composições autorais. Em 2022 lança seu terceiro álbum, intitulado “Orquestra À Base de Corda Interpreta Compositores de Curitiba”. A Orquestra também participou do cd “Casa” da cantora e compositora Consuelo de Paula. A OABC já apresentou-se ao lado de nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Lenine, Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, Elza Soares, Diogo Nogueira, Martinho da Vila, Renato Borghetti, Paulinho Moska, Sons Nikkei e Fernanda Takai.

João Egashira – Direção Artística Orquestra À Base de Corda

João Egashira é natural de Santo André, onde deu seus primeiros passos na música. Ainda na infância mudou-se para Curitiba, onde continuou desenvolvendo seus estudos musicais. Dedica-se principalmente à pesquisa e performance em Música Brasileira, tendo realizado diversos projetos, muitos deles em colaboração com artistas como Roberto Corrêa, Paula Santoro, André Abujamra, Fernanda Takai, Consuelo de Paula, Nicolas Krassik e Danilo Caymmi. Dirige a Orquestra À Base de Corda de Curitiba desde 2001, grupo com o qual já se apresentou ao lado de nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Zeca Baleiro, Lenine, Paulinho Moska, Jane Duboc, Elza Soares e Renato Borghetti.

É mestre em música pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) com a dissertação “As composições do Clube do Choro de Curitiba” e especialista pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná) com a monografia “A História do Choro em Curitiba”, tendo apresentado trabalhos acadêmicos no Brasil e no exterior. Atuou como professor em instituições como a PUC – PR e o Conservatório de MPB de Curitiba. Ministrou aulas também nos festivais de Antonina, Londrina e na Oficina de Música de Curitiba.

É um dos diretores artísticos da Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba desde 2016 até o momento.

Assistente de direção: Julião Boêmio

Helena Bel – violino
Renan Bragatto – bandolim
Julião Boêmio – cavaquinho
Junior Bier – viola caipira
João Egashira – violão
Vinícius Chamorro – violão 7 cordas
Wagner Bennert – contrabaixo
Luís Rolim – bateria
Joã Klüber – piano

Fale com a Orquestra
Produtora: Bete Carlos
(41) 3321 2855
[email protected]

Clique aqui