Curitiba Lê

curitiba-le

O programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Para integrar o Curitiba Lê, todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural através do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, foram transformadas em Casas da Leitura, cada uma homenageando um autor. No total são 15 novos espaços que tem como objetivo incentivar ativamente a prática da leitura e envolver a comunidade com o hábito de ler.

A rede de 15 Casas da Leitura localizadas em diversos bairros de Curitiba, mais as Estações de Leitura que serão implantadas nos terminais de ônibus estão entre as principais ações do Curitiba Lê. Todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba ampliaram seus acervos e receberam melhorias físicas para integrarem o programa.

Fazem parte ainda do programa Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias. A Fundação Cultural também promove em seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias. As Casas da Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. Nesse sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários.