MusicaR

MusicaR Imagem site

A Fundação Cultural de Curitiba – FCC e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC deram início em setembro de 2017 ao Programa MusicaR, que tem por missão descentralizar as ações de formação musical para as Regionais de Curitiba com a oferta de um Curso Integrado de Musicalização nas Regionais para o público de crianças e adolescentes, com idades entre 07 e 17 anos.

O Programa MusicaR foi elaborado a partir de um plano pedagógico sob a supervisão da professora Ângela Deeke Sasse, docente na UNESPAR/Curitiba – Campus I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e PUCPR, com a colaboração da maestrina do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, professora Cristiane Alexandre da Escola de Música Paidéia e dos professores Guilherme Romanelli da UFPR e Luís Bourscheidt do IFPR – Campus Curitiba.

O objetivo do MusicaR é promover a musicalização na comunidade de maneira democrática e inclusiva, de forma que o aluno seja capaz de expressar-se por meio da música de forma ampla, desenvolvendo principalmente sua autonomia musical, aprimorando também a concentração, a atenção, a autodisciplina, o respeito ao próximo, a socialização e a afetividade.

As aulas de música acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar, com a duração de 2h30 por dia, e contemplam práticas de percussão corporal e instrumental, canto coral, flauta doce, jogos musicais, trabalhos de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos e solfejo. Todo esse processo está integrado a um repertório musical bem diversificado.

A ideia é de que o aluno participante do MusicaR tenha uma ampliação da sua experiência com a música e acesso a um campo variado de repertórios e expressões musicais para que possa estabelecer conexões entre a sua bagagem cultural e o conhecimento adquirido no decorrer do programa.

As Regionais contempladas pelo MusicaR, em outubro de 2017, foram Cajuru e Tatuquara. A partir do primeiro semestre de 2018, o projeto foi expandido para Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Novo. Em meados de maio de 2019, foram abertas mais duas frentes nas Regionais do Fazendinha/Portão e Santa Felicidade, e finalmente em agosto na Regional do Boa Vista. O programa atinge atualmente cerca de 400 crianças, sendo a maioria alunos da rede pública de ensino.

Os professores que atuam no programa têm acompanhamento pedagógico e capacitação contínua e são, em sua maioria, egressos e estudantes dos cursos de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná – Curitiba Campus I (EMBAP)  e II (FAP), da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Curitiba. Atualmente a equipe conta com 9 professores formados, 3 professores assistentes e 16 professores estagiários.

O acompanhamento pedagógico acontece semanalmente na sede do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, envolvendo toda a equipe. Nessa ocasião os planejamentos de aulas são estruturados, definindo repertórios musicais e abordagens metodológicas. Também são avaliadas as aulas por meio do compartilhando de experiências. Todo o processo é acompanhado pela discussão de referenciais teóricos para o ensino de música, com a supervisão dos coordenadores pedagógicos: Ângela Deeke Sasse, Cristiane Alexandre e Guilherme Romanelli.

A equipe de professores e estagiários participa continuamente de cursos de capacitação docente, principalmente nos períodos de recesso (janeiro e julho), sob a orientação de profissionais com formação específica na área de Educação Musical, Regência coral e Técnica vocal, destacando-se a orientação da Prof.ª Enny Parejo (SP), bem como oficinas curtas com professores convidados, dentre os quais Lúcia Passos (RS), Ana Yara Campos (SP), Reynaldo Puebla (Uruguai/SP), Andrezza Prodóssimo (PR), Angela Broeker (USA), Denise Sartori (PR), Carlos Kater (SP), Marlui Miranda (SP) e Eiko Senda (Japão/SP).

Além do programa acontecer ao longo do semestre, durante as férias de janeiro, o MusicaR oferece Oficinas concentradas (diárias) para crianças e jovens, durante o período da Oficina de Música de Curitiba, nas dez Regionais, incluindo as Regionais nas quais o  programa ainda não foi implantado. Essas oficinas são frequentadas por crianças e jovens que já participam do MusicaR, e também por crianças interessadas em conhecer o programa.

Em 2018, o MusicaR participou da programação artística da 35ª Oficina de Musica de Curitiba, cantando juntamente com o Toquinho no Teatro Guaíra. Em 2019, também participou da programação artística da 36ª Oficina de Música, integrando o coro de crianças da Ópera Carmen de Bizet, em duas récitas, e na abertura do Concerto de encerramento da Oficina.

Equipe:

Programa MusicaR – Regional Cajuru
Professoras efetivas: Brenda Katherine Andrade, Marisleusa de Souza Egg
Estagiários: Bruna de Oliveira, Gabriel Mendes da Cruz

Programa MusicaR – Regional Tatuquara
Professores efetivos: Gustavo Toscan da Silva, Paula Harada
Estagiários: Victória Niza, Messias Gaspar de Oliveira

Programa MusicaR – Regional Boqueirão
Professora efetiva: Célia Regina Vieira de Albuquerque Banzoli
Assistente: Jessé Piñon
Estagiários: Gabrielli Panek, Henrique Lisboa

Programa MusicaR – Regional Pinheirinho
Professores efetivos: Gustavo Toscan da Silva, Nalyn Moriah  Lichs Cezar
Estagiários: João Paulo Moreira, Rafael Deina

Programa MusicaR – Regional Bairro Novo
Professora efetiva: Leticia Joviana Bredow Wille
Estagiários: Robson Onofre, Sarah Elizama

Programa MusicaR – Regional Santa Felicidade
Professores efetivos: Paula Harada, Edmilson Fonseca
Estagiários: Maria Victória Teles, Suellen Moraes

Programa MusicaR – Regional Portão/Fazendinha
Professora efetiva: Franciele Oliveira
Assistente: Silvia Fernandes Ribas
Estagiários: Renan de Oliveira, Vinícius Muniz

Programa MusicaR – Regional Boa Vista
Professor efetivo: Edmilson Fonseca
Assistente: Leonardo de Rezende
Estagiários: Caroline Bee Araújo, Guilerme Barciki

Coordenação Pedagógica do Programa MusicaR
Ângela Deeke Sasse, Cristiane Alexandre, Guilherme Gabriel Ballande Romanelli

 


PATROCINADORES