Nós e o Meio Ambiente

nos-e-o-meio-ambiente

Numa iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC e com o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, o programa “Nós e o Meio Ambiente” acontece há 4 anos. Lançado em maio de 2013, oferece espaço para debate e reflexão sobre as interferências humanas no planeta e acontece em formato de módulos organizados ao longo do ano, na Capela Santa Maria.

São feitas palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental, e exibição de filmes e documentários. Entre os temas tratados estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável e outros.

“É mais um esforço do município para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental”, explica Márcia Squiba, idealizadora e coordenadora do programa.

Entre os objetivos dos cursos são:

– Incentivar os participantes ao plantio e manutenção de árvores em sistemas naturais reduzidos (vasos) e a multiplicar estes conhecimentos,

– Possibilitar o conhecimento sobre as frutas nativas da região, como por exemplo: uvaia, cereja da mata atlântica, goiaba serrana, gavirova, araçá, pitanga, butiá.

– Oferecer em espaço público municipal, o acesso e o acompanhamento do desenvolvimento das árvores, assim como, possibilitar a degustação dos seus frutos e vivenciar um ambiente mais fresco e saudável.

– Informar e exemplificar sobre a erradicação de ervas invasoras, podas diversas, adubação e melhoria do solo.

– Compartilhar conhecimentos, experiências e insumos para o melhor entendimento e usufruto da natureza.

No pátio da Capela Santa Maria já estão plantadas uvaia, cereja da mata atlântica, goiaba serrana, gavirova, araçá, pitanga e butiá, ao lado de outros vegetais. A escolha de um espaço público para a formação de um mini pomar tem como objetivo mostrar que é possível manter árvores em áreas pequenas e, também, possibilitar que as pessoas que frequentam o local possam acompanhar o desenvolvimento das árvores e provar seus frutos.

As inscrições para a oficina de mini pomar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br, ou no próprio local da oficina, antes do início das atividades. A Capela Santa Maria fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273, no Centro.

Programação para 2016

Haverá 4 oficinas para manutenção do mini Pomar Nativo, no pátio da Capela Santa Maria:

Em março: Outono – Ênfase nas árvores, frutos e hortaliças

Em junho – Inverno – Ênfase nas ervas medicinais, aromáticas e temperos

Em setembro – Primavera –Ênfase nas flores e plantas ornamentais

Em dezembro – Verão – Ênfase nas verduras e legumes


PATROCINADORES