Sarau Popular

sarau-popular

Artistas populares curitibanos contam com uma ação cultural itinerante para divulgar seus trabalhos. Os Saraus Populares – produzido nas regionais da cidade – começaram em 2015 e estão conquistando um público composto por crianças, jovens, adultos e idosos que seguem acompanhando as edições pelos bairros. Os encontros informais tem se transformado em uma festa cultural, onde os escritores independentes com seus textos em formato poesia, conto, crônica, romance, autobiografia, etc. dividem o espaço com performances de circo, exposições de fotos e quadros, danças street, funk, cigana, de salão, shows musicais de rap, pop, mpb, póspunk, gospel, brega, sertanejo, caipira, instrumental.

Mais de 700 pessoas participaram dos encontros. Para Getulio Guerra, coordenador de Ação Cultural da FCC, os saraus tem relevado a força e a popularidade dos artistas em suas comunidades. “Muitos nunca tinham mostrado seus textos em público. Hoje vão a todos os encontros e se integram ao movimento que tem tido alguns desdobramentos interessantes de vínculo entre os participantes, como coletivos de escritores que lançam e/ou distribuem juntos seus livros, independentes do conceito e percentual de editores.

Após alguns Saraus Populares, surgiu a ideia de intensificar a divulgação dos escritores populares. Nasceu o coletivo Escritibas na Rua, que se organizaram e obtiveram da Prefeitura de Curitiba autorização para manter uma barraca na Boca Maldita (aos sábados) e na Feira do Largo da Ordem (aos domingos), para expor e vender suas produções independentes.


PATROCINADORES