Workshop “SAMBA DE PARTIDO ALTO – Criando versos de improviso no Samba” com LEO FÉ

Workshop “SAMBA DE PARTIDO ALTO – Criando versos de improviso no Samba” com o partideiro, sambista, compositor e pesquisador LEO FÉ

Apresentação:
Leo Fé, atual campeão nacional do Festival de Samba de Partido Alto, pretende proporcionar aos participantes o fundamento, a vivência e prática de se criar versos de improviso dentro das modalidades da cultura do Samba de Partido Alto.              

Conteúdos programáticos da atividade:
– Introdução a história e a cultura do Samba de Partido Alto: origem, conceito, modalidades, variações e linguagem
– Repertório e personalidades do Partido Alto
– Fundamentos práticos de uma roda de samba de partido alto
– Atividades práticas para criar versos de improviso no samba

Conheça o trabalho de Leo Fé através do Instagram: @leofepartideiro

Carga horária: 3h horas/atividade
Dia e horário da atividade: 13 de maio de 2023 – sábado – das 09h30 às 12h30
Local: Auditório Nhô Belarmino – Conservatório de MPB
Material didático: caneta e caderno para anotações
Nº de vagas oferecidas – mínimo de 15 alunos, máximo 30 alunos

Público-alvo: músicos, estudantes de música, interessados na cultura popular brasileira, principalmente o samba.
Pré-requisitos: nenhum
Valor: R$ 40,00
Inscrições: através da plataforma Sympla (www.sympla.com.br). *Basta digitar na busca o nome do curso ou do professor.
Período das inscrições: até 11 de maio
Endereço: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fone: 3321-3208
Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fones 3321-3318/ 99183-9383                         

Mini-currículo Leo Fé
Sambista, partideiro, compositor, músico e pesquisador, Leo Fé é um grande defensor da cultura popular da cidade de Curitiba, sendo um dos fundadores do Samba do Compositor Paranaense e do bloco de samba Boca Negra. Como compositor, é um dos mais atuantes da cidade tendo suas músicas executadas e gravadas por um grande número de artistas locais como Grupo Combinado Silva Só, Grupo Serenô, Grupo Caxangá, Grupo Braseiro, Samba de Saia, Samba de Santa Bárbara, Cida Airam, Janine Mathias, Orquestra de Gafieira Sapato Furado, Daniel Monteles, Rubia Divino, Jay Ferreira, Bloco Afro Pretinhosidade, Tambores do Paraná, entre outros. Filho de pai sambista, cresceu aprendendo com grandes bambas curitibanos como Maé da Cuíca, afilhado no samba de Gogó de Ouro, Nego Celso, Pelé do Pandeiro, Mãe Orminda, Ciro Morais, entre outros. Coordenador do documentário “A Hora do Samba” sobre o Samba do Compositor Paranaense em 2018. No disco em homenagem ao Maé da Cuíca intitulado “O Bamba da Vila”, gravado em 2013, fez parte da equipe de gravação como co-produtor, músico e cantor. Foi um dos entrevistados do livro “Vidas que falam: ancestralidade africana na diáspora paranaense” de Ana Vanali, Ivo Queiroz, Mônica Helena lançado pela UFPR em 2018.  Fez parte do corpo de jurados no 1º Festival Circuito Rio de Rodas de Samba (Concurso Nacional de Samba on line) em homenagem ao sambista Nelson Sargento em 2020.  Vencedor do 2º Festival Nacional de Samba de Partido Alto realizado pelo Museu do Samba na Mangueira – Rio de Janeiro. Atuou como comentarista do desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Curitiba 2023 pelo programa do Youtube “O Ritmo”.