Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba

CLIQUE AQUI E VEJA AS GRAVAÇÕES DA EDIÇÃO ANTERIOR

SEMANA DE CANTO CORAL HENRIQUE DE CURITIBA
Por Mara Campos – Diretora Artística

“Cantador não escolhe o seu cantar
Canta o mundo que vê…”

Na bela canção de Dori Caymmi e Nelson Motta, encontramos uma das mais expressivas definições que norteiam e desafiam àqueles que cantam. Em nossos dias, cantar é mais do que preciso. É essencial.

E cantar junto é experiência compartilhada e transformadora, opção de milhares de milhões de pessoas no planeta. Não é à toa a existência de tão diversas e inúmeras práticas de canto coral na atualidade. Os benefícios que promove são muitos e abrangentes, pois é atividade artística agregadora, acessível, como nas palavras de Milton Nascimento: “qualquer maneira me vale cantar…”

A Semana de Canto Coral é dedicada desde sua primeira edição em 2016, ao compositor, mestre e amigo Henrique Morozowicz, nosso saudoso Henrique de Curitiba, e tem como anfitrião o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. A cada edição, um novo nome de referência para o canto coral é homenageado pelo coro anfitrião e os coros convidados.

Ao dar vida a seus repertórios, os coros convidados, de variadas modalidades e performances, apresentam um generoso espectro de estilos, períodos e estéticas na interpretação e divulgação da música coral.

Tão significativa quanto a interlocução entre os grupos corais, fortalecida no diálogo com o público, é a realização de oficinas destinadas a coralistas, regentes, estudantes e profissionais da área coral e educação musical. Sob a orientação de profissionais convidados, ocorrem encontros, aulas e ensaios voltados para a construção e nutrição das referências fundamentais à sustentação da atividade de canto coral como ação artística consciente e plena.

Musicistas ou não, motivados e reunidos pelo acaso ou pelas mais diferentes oportunidades e escolhas, aqueles que se dedicam à prática e à representatividade do canto coral se alinham à própria trajetória histórica, social e cultural do ser humano. Cantam o mundo…

 HENRIQUE DE CURITIBA (Paraná, 1934-2008)

Henrique de Curitiba
Compositor descendente de poloneses, conhecido como Henrique de Curitiba. Graduou-se em 1953, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Aperfeiçoou-se em piano com Henry Jolles e em composição com H.J. Koellreuter na Escola Livre de Música de São Paulo. Em 1960, na Polônia, cursou interpretação pianística com Margherita Trombini-Kazuro na Escola Superior de Música de Varsóvia. Fez mestrado em Composição Musical nos Estados Unidos, onde estudou com o compositor Karel Husa. Possuidor de numerosa obra como compositor neoclássico e tendo mais de 150 composições no gênero instrumental, vocal e de câmara, destaca-se como um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Entre suas obras de maior destaque estão, “Evocação das Montanhas”, gravada por Milton Nascimento; “Serenata Noturna”, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba; “Missa Breve”, com o Coro de Câmara da UFG; “Já Vem Primavera”, madrigal gravado pelo coral da Universidade de São Francisco, na Califórnia, USA, entre outras. Além de obras editadas no Brasil e no Exterior.